Diário da Peste (XVI) - Poesia na Revista Piauí - abril e maio/2020


A pandemia afetou inclusive a maneira como eu leio.


Eu que era um adepto de ler no transporte público quando ia e voltava do trabalho, me atrapalhei um pouco com a falta desse antigo hábito.


Mas estou conseguindo colocar em dia as leituras atrasadas da revista Piauí.


Casualmente, em exemplares recentes, abril e maio passados, o que me chamou mais a atenção foram as poesias publicadas.


Em abril, foram publicados textos de Bruna Mitrano, que têm o título de "É como tocar a água por dentro". Poemas pungentes, e talvez por isso mesmo, rascantes. Eu os chamaria de histórias tristes contadas com ternura. Mesmo quando entre eles há uma violação. Histórias da autora, da mãe, da avó. Histórias de mulheres.


No exemplar de maio, um poema de Fabrício Corsaletti. Os poemas de Fabrício Corsaletti que conheço, eu gosto. Neste caso, o poema se chama "Balada Exasperada", e é mais dos seus poemas crônicas (poema crônico?), em que ele usa a poética para contar uma história. Neste caso, narrar um pouco do estado do país. O poema começa assim: "o país está cercado / pelo riso das hienas"...


Como talvez dissesse Luís Fernando Veríssimo, "poesia numa hora dessas?". Pois é. Poesia numa hora dessas. Por estranho que pareça.


27/07/2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!