Diário - leituras - Dois livros de Luiz Alfredo Garcia-Roza


Já vai algum tempo que li dois livros de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Ambos protagonizados por um herói improvável, o delegado Espinosa, titular de uma delegacia de Copacabana. O delegado Espinosa é um homem íntegro, fazendo parte da polícia civil, no Rio de Janeiro, deste Brasilzão. 

Embora protagonista talvez não seja bem o caso. O delegado tenta desvendar os diversos casos que lhe cabem investigar. 

Nos livros em li, o delegado está divorciado, apesar de estar nos seus quarenta e poucos, já é órfão, e vive no bairro do Peixoto, um recanto escondido colado ao bairro de Copacabana, e costuma ir a pé em seus trajeto de casa para o local de trabalho e vice-versa. 

No primeiro livro que li, "Uma Janela em Copacabana", o delegado Espinosa precisa investigar o assassinato de um policial encontrado morto diante de seu pai senil (pai do policial assassinado). Uma investigação delicada porque parte da corporação, da polícia civil, se sente ameaçada. 

O segundo livro, "Perseguido", trata uma trama de pesadelo, onde um psiquiatra e um paciente vivem um jogo de gato e rato, que acaba por envolver a própria família do médico. 

São histórias policiais-criminais em que chama a atenção, como o delegado vai a reboque de tudo, fazendo o possível para resolver os quebra-cabeças que são os crimes que são investigados. 

Personagem também dessas histórias a cidade do Rio de Janeiro.

São boas histórias que se lê rapidamente.


GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Uma Janela em Copacabana. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Perseguido. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.


03/04/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!