Diário da Peste (I) - 02/04/2020


Depois de mais de uma semana trabalhando remotamente, hoje tive assuntos para resolver "in loco", e precisei romper com o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus (covid-19). 

O motorista de aplicativo que me trouxe, um senhor que deve estar aí ao redor dos seus setenta anos, usava uma máscara. Em tempos de epidemia, o ar condicionado do veículo estava desligado, e as janelas do carro totalmente abertas. 

Diria que minha empresa está ciosamente cuidando do isolamento social. Tenho impressão que mais de 95% do quadro de funcionários trabalha remotamente. 

No intervalo do almoço, ao caminhar pelo centro, o movimento de pessoas e veículos lembrava o de um domingo no centro de Porto Alegre. Talvez até menos gente que um domingo que chamaríamos normal. Me dá um pouco a impressão de estar dentro de um filme de ficção científica, mistura de "Eu Sou a Lenda" com "O Dia Depois de Amanhã". 

No supermercado já havia álcool gel à venda. Comprei um sanduíche e um refrigerante. Na hora de pagar, as operadoras de caixa estavam usando máscaras de plástico, como equipamento de proteção individual. 

No noticiário, a notícia mais triste são os efeitos da pandemia no Equador. Cadáveres abandonados nas ruas de Guayaquil, e mortos nas casas, com familiares aguardando há dias o recolhimento dos corpos, sem poder tocá-los por medo da contaminação. 

Na semana passada o mais triste eram as notícias de Itália e Espanha, com os respectivos exércitos mobilizados para recolher corpos e conduzir caixões para incineração. 

Não sei se as pessoas já se convenceram que é para evitar esses quadros de colapso que estamos nessa quarentena de isolamento. 

Neste momento, Porto Alegre tem 208 casos notificados e 3 falecimentos em decorrência da doença. 

Enfim. Hoje o dia começou com chuva fraca. Depois abriu sol e faz bastante vento no centro de Porto Alegre. Ana Terra talvez diria que é tempo dos mortos nos visitarem. 


02/04/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!