Andando no escuro


No dia 20 de março passado eu acordei resfriado. Nariz congestionado, muitos espirros. Foi na sexta-feira da semana que o governador resolveu interromper as atividades escolares. 

Durante aquele dia, e nos seguintes, me tratei com um remédio que é popularmente chamado de antigripal, no caso uma mistura de dipirona e clorfeniramina (sim, estou relendo o rótulo). Depois de três ou quatro dias, os sintomas passaram. 

O que eu tive? Um resfriado comum gerado por algum rinovírus desconhecido? Ou, por acaso, seria uma manifestação pouco maligna do coronavírus covid-19? O meu chute é pelo simples resfriado, mas como saber com certeza? Nunca saberei.

Simplesmente o número de testes que o Brasil faz para verificar contaminação do covid-19 é menos que insuficiente. 

E às cegas andamos. Não totalmente, mas quase. 

Acreditando nos conselhos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, entramos em quarentena. Comércio fechado, escolas e creches fechadas. Gente trabalhando em "home office". E parece que isso realmente tem funcionado para, como dizem, "achatar" a escala de crescimento do número de contaminações. É o que indicam os números. Apesar dos poucos testes.

Ontem tive que ir ao supermercado e à farmácia. Fui com máscara. Muita gente de máscara pelo caminho e nas próprias lojas. As(os) atendentes de caixa com um equipamento de proteção que lhes cobre todo o rosto com um plástico semirrígido preso a cabeça por elástico (lembrando pelotões de choque da polícia). 

Enfim, todos se protegendo, do vírus, e uns dos outros. 

Nessa pandemia sabemos quase nada. 

P.S. No dia 13 de abril de 2020, uma segunda-feira, a temperatura em Porto Alegre variou de 15ºC por volta de sete da manhã a 30ºC no início da tarde, para voltar a cerca de 15ºC no final do dia (sim, eu registrei). Quem consegue não se resfriar em uma situação assim?


14/04/2020.

Comentários

  1. O não saber torna tudo mais assustador. Quem não espirra, não tem coceira ou ardência na garganta vivendo em um clima como o nosso? Mas agora, uma fungada já nos coloca em alerta. Aff. Haja saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Quem não espirra, não tem coceira ou ardência na garganta vivendo em um clima como o nosso?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!