Diário - filmes - A Linha Fria do Horizonte


O primeiro filme que realmente assisti nessa quarentena, foi "A Linha Fria do Horizonte", um documentário sobre a música que é feita no sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina. A direção é de Luciano Coelho. 

Eu pensei que o filme fosse recente, talvez até seja possível dizer que é; é de 2011; tire sua conclusão se é ou não é recente. 

Algo centrado na figura do músico gaúcho Vitor Ramil, o documentário é um pouco para iniciados, no sentido que não são todas as pessoas que gostam da música apresentada, pois mistura o pop, o rock, a MPB, com habanera, e, principalmente, milonga. Se é certo que essa mistura cativa uma certa audiência por aqui, não cativa multidões. 

Mas, enfim, para quem gosta, vai ver na tela, além de Ramil, Jorge Drexler, Daniel Drexler, Kevin Johansen, Marcelo Delacroix, Artur de Faria e Fernando Pezão. Músicos gaúchos e da bacia do Prata. 

E o documentário fala de conceitos interessantes, como periferia musical, ou um outro centro, de templadismo (que me parece que poderia ser traduzido por temperadismo, do clima temperado, diferente do tropical que abrange a maior parte do Brasil), etc. 

Para quem gosta (como eu), ou quem quer conhecer um pouco, ou um pouco mais, sobre essa cena musical.


P.S. Disponível no Vimeo - https://vimeo.com/109805848

06/04/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!