Diário - leituras - Na Garupa de Cronos


Concluí a leitura do livro de crônicas "Na Garupa de Chronos". Distráido que sou, o nome de Cheuiche chegou a mim pelas diversas oficinas de criação literária que ele tem ministrado em Porto Alegre. Em especial algumas ministradas no Sindicato dos Bancários da cidade. 

Sempre tive vontade de participar de alguma, mas por um motivo ou outro, nunca consegui. De alguma maneira, ter comprado, faz alguns anos, e agora lido esse livro é uma tentativa de conhecer um pouco mais desse jornalista e escritor. 

Eu falei distraído que sou porque só percebi a presença de Cheuiche no século XXI, e ele está por aí desde a segunda metade do século passado, com obras de ficção e não ficção.

Este livro é uma compilação de crônicas que vão de 1980 até 2000. Uma pena que não seja informado em que veículos foram publicadas originalmente. 

As crônicas abordam assuntos variados. Recordações de vivências no estrangeiro, na França, na Espanha. A política dos anos 1980, na transição do ciclo militar para o governo Sarney. Homenagens a amigos, alguns panegíricos a pessoas então recentemente falecidas. Viagens. 

Enfim, o livro serve bem como o registro de uma época, e de lembranças e opiniões do autor a respeito de várias coisas.


CHEUICHE, Alcy. Na Garupa de Chronos. Porto Alegre: Sulina, 2002.


03/04/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!