Diário - leituras - Fim


Acho que deveria ser proibido que pessoas talentosas ao atuar, como Fernanda Torres (melhor atriz no Festival de Cannes em 1986, entre outras premiações), também exibissem muito talento ao escrever. Pois é...

Eu já acompanhava os textos de Fernanda Torres em jornais e revistas. E lembro que na época em que foi lançado o livro "Fim", de sua autoria, um capítulo havia sido publicado como um aperitivo na revista Piauí . Era 2013 e a lembrança permaneceu.

Agora, recentemente, acabei tendo a oportunidade de ler o livro completo.

"Fim" conta a história de cinco amigos. Seus finais como indica o livro, mas também seus tempos de juventude e glória, suas idiossincrasias, como homens de classe média que viveram na segunda metade do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. 

Eles são Álvaro, o recluso; Sílvio, o loucão; Ribeiro, o esportista; Neto, o reservado; e Ciro, o galã. Todos esses títulos são atribuições minhas, a partir dos perfis que li no livro. Mas nessas vidas mais ou menos comuns relatadas por Fernanda Torres aparece a vida mesma. Homens que tiveram sonhos, paqueraram, namoraram, se divertiram, lutaram para sobreviver e viver, constituíram família (ou não), sofreram e fizeram sofrer. 

Talvez por isso eu tenha gostado tanto do livro. Mostra a vida, como poderia ter sido, e me leva a refletir sobre a vida: que estou fazendo da minha?

Repetindo o chavão, autêntica obra-prima. 


TORRES, Fernanda. Fim. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

22/01/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!