Diário - show - Jorge Drexler: Silente


Sexta-feira, 29 de maio, estive no mais recente show do cantor e compositor uruguaio mais querido no Brasil atualmente, Jorge Drexler. A nova turnê se chama "Silente".

Eu fui surpreendido pelo show. Ou seja, descobri que Drexler vinha a Porto Alegre numa pesquisa fortuita sobre algum próximo tour. Ele esteve por 
aqui em abril de 2018. Desde o show anterior, Drexler não lançou nenhum disco novo. 

Pois a pesquisa casual me informou que ele passaria por aqui em 29 de maio, no Teatro do SESI. Isso aconteceu no início do mesmo mês. Quando procurei o ponto de venda, só havia ingressos para o mezanino do teatro. Que opção? 

Mudou o formato do show. Nos anteriores, ele veio acompanhado de bandas. Neste, era apenas ele no palco. Quando li sobre isso, imaginei um show quase acústico, voz e violão, quase a la João Gilberto. 

Nada disso.

A alma inquieta de Drexler não permitiria algo tão simples. Assim, o show teve seus momentos de voz em violão. Por exemplo, ele cantou "Chega de Saudade" (João Gilberto!) sentado, voz e violão. Em ritmo de milonga! Mas também tocou violão em pé. Tocou guitarra. Cantou com playback. 

Começou com reprodução de música de seu filho. Recitou uma poesia em espanhol sobre o silêncio. E cantou suas canções. Começando com "Eco", terminando com "Silencio". Entre uma e outra “Guitarra y Vos”, “Salvapantallas”, “La Edad del Cielo”, “Abracadabra”, “Disneylandia”, “Todo se Transforma”, “Soledad”, “Movimiento”. Inclusive "La Aparecida", a primeira canção que ele compôs, segundo a história que contou no palco. Cantou "Pongamos que hablo de Martinez", sua homenagem ao cantor e compositor Joaquín Sabina, que gerou manifestações de alguns no público, para que ele fizesse show com o espanhol, "apresentando-o" ao Brasil.

Foi um bom show. Falando bem português, mostrando gratidão ao público que faz com que ele se apresente com ingressos esgotados por aqui, Jorge Drexler é uma simpatia. E sempre amado por seus fãs.

Dito isso, foi o show mais fraco a que assisti, dentre os três a que fui. Mas ainda um bom show. 

Como eu disse, Drexler é muito amado por seus fãs.

.

Uma foto bem ruim, mas foi a melhor possível.
.


03/06/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!