Tavito (1948-2019)



Hoje (26/02/2019) pela manhã fui surpreendido pela notícia do falecimento do músico e compositor Tavito, isto é, Luís Otávio de Melo Carvalho. 

Tavito foi parte da minha adolescência por causa da música "Rua Ramalhete", sucesso do início da década de 1980. Um grupo de amigos se reunia numa ruazinha da Vila Cefer I, em frente a casa de um deles, ao lado de um balão de retorno e estacionamento, mas que chamávamos de esquina, e nossa turma de tornou um "Clube da Esquina", referência aos discos do Milton Nascimento, e também à música do Tavito. 

"Clube da Esquina" para nós (ou ao menos para mim) na letra de "Rua Ramalhete" naquela época era qualquer clube, onde pudessem acontecer os tais bailes. Qualquer reunião dançante. 

Nunca comprei o disco de Tavito, mas a música realmente marcou época.

Agora, relembrando, e escutando novamente, relembro que fala em Beatles, e "será que eles vêm?". Sim, Tavito, vieram. Não como Beatles, mas como Paul, e como Ringo. 

E também agora, descubro que o tal Clube da Esquina da música não era qualquer clube, mas o próprio "Clube da Esquina", esse meio movimento de músicos mineiros (olha a língua do "m" aí), de Milton Nascimento, os irmãos Borges, Lô e Márcio, Beto Guedes e tantos outros. 

Tavito inclusive participou do grupo "Som Imaginário", que acompanhava Milton no final dos anos 1960 e início dos 1970. 

As notícias dizem que por um tempo ele ficou afastado da música popular, se dedicando à publicidade. Faz parte. 

Morreu em decorrência de um câncer lingual, que, pelo jeito, se espalhou rapidamente. 

E assim se passam os dias. No primeiro dia deste ano, havia falecido o Cafi, Carlos da Silva Assunção Filho, fotógrafo que produziu a capa do primeiro disco "Clube da Esquina".

Triste. Vá em paz, Tavito. 


27/02/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!