Diário - cinema - A Forma da Água


Dia 13 de março passado estive no cinema para ver "A Forma da Água" ("The Shape of Water", Estados Unidos, 2017). O filme é uma fábula para adultos, roteirizada, dirigida e produzida por Guillermo del Toro, que já havia feito trabalhos fantásticos (fantásticos no sentido de fábula, sobrenatural) antes. Vanessa Taylor colaborou no roteiro, e Miles Dale na produção. Sally Hawkins faz a protagonista Elisa Esposito, e Michael Shannon a bruxa má, isto é, o coronel Strickland, que tortura a criatura aquática (papel de Doug Jones), e quer evitar que esta fuja. Destaques ainda para Olivia Spencer como Zelda, colega e amiga de Elisa, e Richard Jenkins, como Giles, vizinho e amigo de Elisa. 

Como foi amplamente divulgado, o filme venceu o Oscar de melhor filme de 2017. 

Repetindo, o filme é uma fábula para adultos. Elisa Esposito trabalha como faxineira numa instalação secreta do governo dos Estados Unidos, em Baltimore, durante a Guerra Fria, possivelmente no início dos anos 1960. Quando uma criatura anfíbia é trazida para as instalações, sob os cuidados do coronel Strickland, ela vai acabar se envolvendo com a criatura e tentar libertá-la. Há uma razoável recriação de época.

De alguma forma, o filme me lembra filmes de Spielberg, tais como "E.T.", ou "Super 8". Crianças poderiam ver o filme, não fossem as breves e surpreendentes cenas de nudez. 

Enfim, vi muitos comentários empolgados sobre o filme. Para mim, foi apenas um pouco acima de razoável. Destaque para a bruxa má, isto é, o coronel Strickland interpretado por Michael Shannon. 


29/03/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!