Incomum Feira do Livro de Porto Alegre


A 66a. Feira do Livro de Porto Alegre terminou no final de semana passado, dia 15 de novembro de 2020.


Se há uma coisa que eu realmente gosto no calendário cultural de Porto Alegre é a Feira do Livro. Sua localização na mui central Praça da Alfândega, sob os decantados jacarandás e palmeiras imperiais.


Devo ser um frequentador pontual desde comecei a trabalhar no centro da cidade, no início da década de 1980.


Além disso, no final daquela década passei a trabalhar muito perto da Praça da Alfândega.


Sempre fui um rato de balaios. No início pela grana curta. Depois meio que virou um hábito, onde sempre é possível encontrar um best seller de outrora baratíssimo, ou um autor semidesconhecido, que eventualmente acabei por conhecer, nessas oficinas de escrita das quais tenho participado.


Para mim, a glória se deu quando estive autografando na 62a. edição da Feira a coletânea Santa Sede - Safra 2016.


Mas como tantas outras coisas neste ano, a peste também afetou a Feira do Livro, em sua 66a. edição. Por conta de medidas preventivas sanitárias, pela primeira vez a Feira do Livro de Porto Alegre foi virtual. Ou seja, se tornou excepcionalmente apenas um saite da internet. Apenas um saite, porque desde que a internet se tornou um meio de comunicação popular, a Feira sempre esteve na internet.


E como tantas outras coisas neste ano, as palestras com autores viraram lives. E muitos escritores se arriscaram a lançar seus livros virtualmente.


Como trabalho grudado a um computador oito horas por dia, e além disso ainda exerço alguns hobbies usando computador, fico algo saturado, o que tem me dificultado emocionalmente me aplicar a assistir as lives. Durante todo o ano assisti a muito poucas.


Acabei desligado da Feira do Livro de 2020.


Curiosamente o Correio do Povo informa que a Feira do Livro de Caxias do Sul será realizada presencialmente, isto é, com barracas de vendas e público, e medidas de distanciamento social, tais como o uso de máscaras e álcool gel e limitação do acesso de clientes.


Quiçá tenhamos vacina breve, e que tenhamos um Feira do Livro de Porto Alegre normal no ano que vem. Seja esse normal novo ou velho.






11, 16, 17/11/2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!