Rabo de galo


Rabo de galo, aprendi. Uma dose de cachaça, meia dose de Cynar, meia dose de vermute tinto. Não conhece Cynar? Nem eu conhecia até ler uma receita na internet. Encontrei com facilidade no superrmercado em Porto Alegre. O rótulo informa que se trata de “aperitivo de alcachofra”. Em todo caso, quando o Cynar acabar não vou comprar outro. Terei um rabo de galo capenga. O vermute indicado é o tinto, mas tenho usado o branco. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.


Uma dose é 50ml, acho que a mais usada no Brasil. Quase entrei em transe quando o Tom, a uma mesa de bar, me disse que uma dose não era necessariamente 50ml, mas que podia ser uma onça líquida. Eu que até aquele bate papo achava que uma onça era uma medida de peso, algo próximo da vigésima parte de uma libra, que é quase meio quilo, 454 gramas.


E dependendo da fonte de consulta, pode ser que essas quantidades variem. Eu gostei assim.


Fui pesquisar na internet, e vi que de fato existe a onça líquida, ou de medida de líquidos, e de fato não apenas uma mas duas medidas diferentes de onças, que são frações de duas medidas diferentes de pints (pronuncia-se algo próximo de “pain”, mas os portugueses costumam chamar a medida de “pinta”). O pint americano é de 473ml, o que corresponde ao nosso latão. Assim, a onça americana é de pouco mais de 29ml, ou um dezesseisavos do pint americano. Já a onça inglesa, ou onça imperial é de cerca de 28ml, ou um vigésimo do pint inglês, ou imperial, de 568ml. Simples, não?


O vermute que tenho usado é o Cinzano, e os muitos olhares para a garrafa do vermute, disparou uma conexão esquecida ou adormecida.


Lá por 1973, a Chácara das Pedras era um bairro de pessoas pobres ou remediadas. Minha família morava lá, em uma casa sem banheiro. Eu estava começando a me descobrir como gente.


E me lembro que meu pai costumava comprar vermute à granel, no armazém próximo da esquina de casa. Seria o “Baratilho Caiense”? Enfim, meu pai ia ao armazém carregando um pote de vidro que originalmente era do chocolate em pó Toddy. Um pote de vidro marrom escuro, de 200 gramas, com uma tampa de latão amarela.


Meu pai tinha então uma idade não muito diferente da idade que tenho agora.


E percebo agora que o teor alcoólico do vermute não é muito grande, semelhante ao teor alcoólico do vinho do Porto, talvez até um pouco menos. A minha memória não me diz se papai misturava o vermute com cachaça, já fazendo um rabo de galo naqueles anos 1970, mas acredito que sim, que misturava.


Com cinquenta e poucos, sabemos que o melhor de nossas vidas já ficou para trás. Podemos avaliar o que alcançamos. Que há ali mais uns poucos anos a desfrutar, com a esperança que a velhice que chega traga o mínimo de prejuízos possíveis.


E sabemos que a indesejada das gentes aperta cada vez mais o cerco para nós que conseguimos chegar até ali.


Pai, como eu poderia imaginar que me aparecerias nessa epifania, em um rótulo de vermute, cinquenta anos depois daqueles dias em que eu te acompanhava ao armazém, quando tu chegavas cansado do trabalho?


E aqui seria o fim deste texto.


Mas há dois lembretes e uma recomendação.


Cynar, Cinzano e Toddy são marcas industriais registradas e, por óbvio, pertencem aos seus proprietários.


O álcool, em duas diversas formas, é uma droga. Uma droga lícita, mas ainda assim uma droga. Como droga que é, pode viciar, e causar danos físicos e psicológicos aos seus consumidores regulares.


Se o que vai no parágrafo anterior não lhe afeta, e você gosta, desfrute. Você pode inclusive experimentar fazer o rabo de galo. Beba com moderação. Ou não.



17/10/2020. 

Comentários

  1. Caríssimo Comendador (sim, permita-me o apelido que nasceu na mesa de bar), crônica maravilhosa. Deu até sede! Abraços, Rubem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento Comendador já está consagrado mestre Rubem. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!