Presidente Lula sanciona o Dia da Nacional da Consciência Negra no país dos mestiços


A notícia saiu curtinha no blogue O Sul

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o País. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado.

Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no País. Atualmente, a data é feriado apenas em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.

Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra."

Eu já escrevi um tantinho sobre o Dia da Consciência Negra. Em especial na primeira década deste século XXI, no meu primeiro blogue, o Voltas em Torno do Umbigo. E como não consegui lincar os textos do outro blogue, resolvi republicá-los aqui no Novas Voltas em Torno do Umbigo. 

Marcante foi o fato das câmaras de vereadores em Porto Alegre e Pelotas terem criado feriados municipais, e o sindicato patronal Fecomércio ter entrado na justiça contra a criação desses feriados, alegando que municípios não podem criar feriados cívicos. A justiça gaúcha acatou o pedido da Fecomércio. Provavelmente os dirigentes da Fecomércio na época eram brancos, e provavelmente os juízes que acataram o pedido da Fecomércio eram brancos. Contudo não houve racismo nas decisões, tudo foi decidido com base em critérios jurídicos técnicos. Lembro que na época, um antigo blogue chamado Animot declarou que, por aqui, o dia 20 de novembro poderia ou deveria ser chamado de “dia da inconsciência branca”. Infelizmente o Animot não existe mais, e o endereço em que ele existia foi tomado por um blogue de turismo em língua inglesa. 

Coincidentemente na mesma semana da criação do feriado nacional da Consciência Negra, os jornais divulgaram que pela primeira vez na história do país a maioria da população do Brasil se definiu como parda, segundo o censo mais recente do IBGE. Eu prefiro definir como mestiços. Pessoas com genes misturados: de origens mistas entre indígena, branca, preta ou amarela. Pardo é papel de embrulho. 

Acredito que haja aí motivos mistos para essa maioria. Um seria a demografia, isto é, mais pessoas que se sentem mestiças (“pardas”) chegaram a idade de responder ao censo. O outro seria psicológico, mais pessoas passaram a se enxergar como mestiças e não como brancas. 

Neste país com degradê de cores de pele, quem vai saber? (A propósito de degradê de cores de pele vale ler o romance Marrom e Amarelo, de Paulo Scott). Eu, por exemplo, mestiço de pele mais ou menos clara, embora mais escura que a da minha irmã, não me preocupava com meu fenótipo até os trinta e poucos anos. Me lembro vagamente de apenas uma outra criança ter me chamado de “nego” na infância. Nunca fui visto como suspeito pela polícia. E ainda encontro pessoas que parecem surpresas, quando digo que sou negro, pois descendente de negros. Meu avô materno era um negro de pele escura. Minha avó materna, pelo pouco que me lembro (ela morreu quando eu tinha seis anos) podia ser considerada branca. Não conheci meus avós paternos; não restaram nem fotos deles na família. Ainda, tenho a impressão que meu filho se pensa mais negro que eu, embora tenha a pele mais clara que a minha. Uma questão de vários matizes. 

Bem, a maioria da população brasileira se define como mestiça, e isso se dá em especial nos estados do norte. Eu vivo no Rio Grande do Sul. Na região Sul do Brasil a maioria da população se define como branca. Como eu disse, é uma questão de vários matizes. 

Espero que tenhamos um belo dia de primavera no primeiro feriado nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 2024. Vai cair em uma quarta-feira. Bom para poder descansar dos primeiros dois dias da semana.


26/12/2023, 01/01/2024.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!