Diário – leituras – Rosamundo e os outros


Terminei de ler na metade de outubro passado o livro Rosamundo e os outros, uma compilação de crônicas de Stanislaw Ponte Preta, alter ego do jornalista Sérgio Porto. 

São crônicas divertidas, escritas provavelmente ao longo dos anos 1950 e 1960. Divertidas, as crônicas tem as marcas do seu tempo, a marca mais clara é o machismo. De notar que ainda nos anos 1980, provável data desta edição, o machismo ainda não incomodava a ponto de suprimir textos. 

Esta obra é parecida com Tia Zulmira e Eu, que registrei por aqui anteriormente.

Mas talvez as crônicas deste livro sejam mais engraçadas. Ri de uma no início do livro chamada L’incroyable Monsieur Colellê sobre capacidade de um homem, o tal Colellê do título, de se comunicar durante uma excursão pela Europa de que participou o autor. 

A propósito, essa turnê europeia gerou diversas crônicas no livro. 

Li o livro porque participei da Masterclass da Oficina Santa Sede, que em 2023 homenageou Stanislaw Ponte Preta. 2023 marcou o centenário de Sérgio Porto.


PONTE PRETA, Stanislaw. Rosamundo e os outros. São Paulo: Círculo do Livro, S.D. Reprodução da edição original de 1963, com capa de Alcy Linares. 



25/12/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!