Hebdomadário boêmio masterclássico stanislawiano – capítulo XXIII



A nova masterclass da Oficina Literária Santa Sede, a edição de 2023, começou dia 9 de março. Relatei isso antes. A edição deste ano homenageia Stanislaw Ponte Preta, alter ego, por assim dizer, do jornalista Sergio Porto.

No dia 9 de agosto continuaram as leituras. Desta vez mais de perfis biográficos dos cronistas vistos pelos personagens. A Oficina termina na próxima semana. 

Era uma noite não muito fria, mas bastante chuvosa. 

Deve ser por isso que quando cheguei ao Apolinário naquela noite havia tão poucas pessoas à mesa. Lá estavam, além do Rubem, o Gian, e o Edgar. Naquela noite a Oficina recebeu a visita da Teresa, também conhecida como Tetê. Tetê logo iria embora. Depois chegaria o Altino, e depois a Carol. 

Naquela noite não houve jogos da dupla Grenal. Na véspera o S.C. Internacional venceu o River Plate, da Argentina, por 2 a 1 no tempo regulamentar e por 9 a 8 nos pênaltis, alcançando a próxima fase pela Copa Libertadores da América. 

O prato de bateria estava sobre a mesa. Se quiser, procure por “tu dum tss” nos buscadores da internet (pode ser que a resposta venha como “ba dum tss”). 

As leituras seguiram. Nessa noite foram dois registros biográficos. O feito pelo Edgar e o feito pela Carol. Curiosidade. Edgar leu, e, seguindo sua rotina disciplinada, foi embora. Tempos depois chegou a Carol. Foi quase como uma substituição em futebol. 

Após as leituras, a conversa. Conversa sobre cachorros: como, às vezes, ficam confinados em apartamentos; como vão ao shopping; como têm energia. Conversa sobre cinema, em especial Oppenheimer. Conversa sobre música: percussionistas; Carnaval. Reflexões sobre o que acontece com os amigos de infância. Festivais de música: os dos anos 1960; os dos anos 1980; um trecho de Farofa-fa-fa cantado à capela pelo Altino. 

E as pessoas foram indo embora. Como dito, o primeiro a sair havia sido o Edgar, antes do final das leituras. Depois o Rubem. O Gian e o Altino. 

Saímos eu e a Carol. O Apolinário já estava fechado então. 


.


















.

14, 15/08/2023. 

Comentários

  1. Nosso amigo sempre nos brindando com essa boa leitura. Parece tudo tão fluido...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos