Hebdomadário boêmio masterclássico stanislawiano – capítulo XXIV


E a masterclass em homenagem a Stanislaw Ponte Preta terminou na quarta-feira passada, 16 de agosto de 2023. Ela havia começado em 9 de março. Relatei isso aqui. Stanislaw Ponte Preta é o alter ego, por assim dizer, do jornalista Sergio Porto.

Nesse dia 16 de agosto ainda houve leituras. Mais perfis biográficos dos cronistas vistos pelos personagens. E até crônicas. 

Ainda era inverno, mas era uma noite não muito fria. 

Quando cheguei ao Apolinário naquela noite lá estavam, além do Rubem, o Tiago, o Kauer, o Gian, o Edgar, o Magnus, a Silvia e o André. Naquela noite a Oficina recebeu a visita do Marcel. Depois chegaria o Altino, e depois a Carol. 

Naquela noite o Grêmio F.B.P.A. jogava a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil de 2023 contra o C.R. Flamengo. O Grêmio perdeu por 1 a 0 e foi eliminado da competição.  

O prato de bateria continuava sobre a mesa. Se quiser, procure por “tu dum tss” nos buscadores da internet (pode ser que a resposta venha como “ba dum tss”). 

As leituras seguiram. Kauer trouxe uma crônica sobre uma performance em um semáforo, com a personagem Niúra. Tiago trouxe uma crônica sobre uma nova rede social, também com foco na Niúra. Houve também dois registros biográficos. Um feito pelo Magnus; o outro pelo Edgar que fez algumas alterações no perfil apresentado na semana anterior. 

Nesta semana o Edgar só foi embora após a chegada da Carol, como havia prometido pelo aplicativo de mensagens do grupo.

Após as leituras, a conversa. Promessa de uma futura confraternização do grupo na casa do Edgar (Tiago informando que deveria ser dia 14 de setembro próximo). Conversa sobre os livros da casa do Edgar. Conversa sobre o zodíaco, um assunto de interesse do Edgar. Conversa sobre a masterclass 2024, cuja homenageada deverá ser a Cecília Meirelles, cronista de viagens. Conversa sobre a possibilidade de uma masterclass em homenagem a Nelson Rodrigues. Conversa sobre a masterclass de 2026, cujo homenageado deverá ser Luís Fernando Veríssimo, também conhecido como LFV. Momentos Millôr no Millôr Day, porque 16 de agosto é dia de aniversário do jornalista e escritor. Rubem leu trechos do livro da masterclass de 2019, que foi justamente em homenagem a Millôr Fernandes. Conversa sobre cinema, em especial o filme Barbie. 

E as pessoas foram indo embora. Os últimos a sair fomos eu, o Altino, a Carol e o Marcel. O Apolinário já estava fechado então. 

Caminhamos os quatro pela República em direção à Lima e Silva. 

Na esquina da Lima e Silva, em frente ao Pinguim, nos separamos. 


.



































.

20, 22/08/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos