Mãe deseja mudar o sobrenome ‘fálico’ do filho, mas o pai é completamente contra


Mãe deseja mudar o sobrenome ‘fálico’ do filho, mas o pai é completamente contra

Metro World News, 29/04/2022 - por Mariana Lienemann

Ah, a quinta série! Aquele lugar do qual, como disse o cronista esportivo Everaldo Marques, podemos sair, mas, às vezes, não sai de nós.

Aquele momento entre o fim da infância e o início da adolescência, em que somos desejo desorientado e plena dubiedade. E nem sabíamos disso.

Claro, falo da minha experiência como menino/adolescente homem cis hétero. Pelo menos é o que me parece ainda hoje.

Momento das piadinhas sem graça. Lembra a dos tomates atravessando a rua? Ploft! Ploft!

Ou o jingle cujos versos dizem, "joguei o alho pra cima, o alho não caiu", e no refrão se ordena ao tal alho voador que caia. Imagine.

Eu já era um adulto jovem, quando ouvia no rádio as desventuras do Papaéu, personagem criado pelo radialista Eron Dalmolin. Piadas de humor negro que bem poderiam ser da quinta série. Mais tarde ainda ouvi Papaéu dizendo seu nome completo, Botelho Pinto Papaéu.

Assim chegamos ao Pinto, ou ao pinto. 

Eis que uma mãe, presumivelmente britânica, está preocupada com seu filho, cujo nome paterno é Cox. Cox seria um resquício de inglês arcaico, e uma gíria para se referir à genitália masculina. Essa mãe se inquieta que seu filho seja alvo de chacota por causa do nome. Por sua vez, o pai, ex-marido dessa mãe, não admite que o nome do filho seja trocado. Segundo o ele o nome deve ser portado com orgulho. 

Há um verbete na Wikipédia anglófona falando da origem do nome. Que poderia significar pequeno (cocc), ou colina (cock). Atualmente esta última grafia está associada como gíria ao pênis. Pequeno ou colina, dá o que pensar. 

Outro cronista abordou o caso dessa mãe, querendo trocar o nome do filho, do nome do pai para o nome do padrasto como uma forma de alienação parental. É bem possível.

Me parece que ser Cox em inglês é mais ou menos como ter o sobrenome Pinto no Brasil. Por aqui, não me parece que trocar o nome não faça sentido.

Todo Pinto enfrenta, e acho que na maior parte das vezes supera, a chacota com seu sobrenome na escola. E depois da escola também.

Um Pinto famoso foi um político brasileiro do século 20, o Magalhães, governador de MG e chanceler. Por sinal, ele era caricaturalmente careca.

.


José de Magalhães Pinto, político brasileiro.

.


Linque: https://www.metroworldnews.com.br/social/2022/04/29/mae-deseja-mudar-o-sobrenome-falico-do-filho-mas-o-pai-e-completamente-contra/

A foto de Magalhães Pinto foi copiada da Folha de São Paulo.


09, 10/05/2022, 06/06/2022.


P.S. Esta crônica é uma "sobra", das crônicas que participarão do livro Versão dos Fartos, uma homenagem a Moacyr Scliar feita pela oficina de criação literária Santa Sede, em sua Masterclass na edição 2022, sob a coordenação do Rubem Penz. O livro deve sair em novembro próximo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos