Diário - leituras - O Verbo em Nós



Recebi o livro "O Verbo em Nós", da amiga e escritora Michele Justo Iost. Se trata de uma coletãnea bem variada. Possui os contos da Oficina de Criação Literária do Sintrajufe RS - o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal -, mais os vencedores do 13º Concurso Literário Mário Quintana, nas modalidades conto, crônica e poesia, nos níveis regional e nacional, e ainda o Troféu Vera Karam de Poesia. 

Com tanta variedade, fica difícil chegar a algum veredito. De maneira geral o nível é bom, e há alguns textos que sobressaem. 

Os textos da Michele foram bem bons, dois contos. "Bira", um conto com pegada de crônica, sobre um homem em um asilo de idosos; e "O Mesmo Quadro", um conto de uma névoa psicológica entre o narrador(a) e Vânia. 

Ainda encontrei duas autoras que eu poderia conhecer, pois conheço pessoas relacionadas a elas.

Uma Ana Lúcia Habkost, que participou de oficinas com a escritora Ana Mello, coisa que acontece comigo. Ela participa com o bom "Trajetos", sobre revisitar perdas, e o muito bom "Tormentas", também sobre perdas, mas de forma mais aguda.

A outra foi Júlia Azzi, filha de um colega de trabalho. "Blues de um Homem Só" e "O Encontro" são contos bastante psicológicos, o primeiro sobre a visão enviesada, o segundo sobre amor e suas complicações. Há ainda "O Futuro de Lídia", sobre uma mulher decidindo, bem, o futuro dela, num conto que facilita um pouco mais ao leitor. 

Destacaria ainda o conto "A Piedade que Senti", de Felipe Vieira de Almeida, sobre uma menina e um passarinho; a crônica "Azul", que bem poderia ser nomeada como conto, de Rômulo César Lapenda Rodrigues de Melo, sobre a relação de um homem com o peixe de seu aquário; a poesia "Despedida", de Karin Kreissmann Carteri, sobre... uma despedida. 

E o nocaute do livro para mim foi o conto "Da Cegueira Alheia", de Clarice Gorodicht, sobre uma menina que toma conta da irmã menor. Um conto de fazer chorar. O outro conto de Gorodicht no livro, "O Filho da Mãe", sobre um rapaz com dificuldades de relacionamento com os pais também é muito bom.

Como eu disse, de maneira geral os textos do livro são de bom nível. Quis destacar os dos amigos, e os que mais me chamaram a atenção.


RITER, Caio. O Verbo em Nós. Porto Alegre: Sintrajufe-RS, 2017.

28/10/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!