Diário - cinema - Green Book, o Guia


"Green Book, o Guia" ("Green Book", Estados Unidos, 2018) é um filme que aborda o relacionamento entre um músico erudito negro, e seu chofer ítalo-americano, durante uma turnê ao sul, mais racista, dos Estados Unidos. 

Falar em mais racista faz sentido aqui, pois o protagonista, Tony "Lip" Vallelonga (Viggo Mortensen) inicia o filme justamente demonstrando seu racismo contra dois encanadores negros que foram realizar um conserto na casa dele.

Ao mesmo tempo, nosso músico erudito, o doutor Donald Shirley (Mahershala Ali) é um negro um pouco desligado da cultura popular negra naqueles anos 1960.

E como se poderia esperar de um filme em que duas pessoas bem diferentes são postas a conviver quase intimamente, elas vão se moldando e mudando. 

Apesar do Oscar de Ator Codjuvante para Ali, meu destaque vai para a atuação de Viggo Mortensen, que faz um tipo bruto e cínico, ao mesmo tempo em que se mostra como um homem de meia idade decadente. 

Destaques ainda para o racismo sulista mostrado no sul dos Estados Unidos, onde um negro podia animar plateias de brancos, mas não podia frequentar o restaurante onde esses brancos faziam suas refeições, ou mesmo utilizar seus banheiros. 

E destaque ainda para a muito boa trilha sonora. 

Enfim, um bom filme. Não estou certo se melhor que os demais concorrentes ao Oscar, mas, enfim...


07/03/2019.

Comentários

  1. Concordo, Comendador. Meu Oscar iria para A Favorita, mesmo que tenha gostado de Green Book.

    ResponderExcluir
  2. Vi o filme hoje e adorei. Uma casualidade é que, como "Bohemian Rhapsody", também se baseia em fatos reais. Mas provavelmente com muita fantasia em cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. O roteiro teve participação de um filho do Tony, e protestos de familiares do Donald Shirley.

      Excluir
  3. Um detalhe que observei é que as legendas às vezes se perdem, traduzindo Tony "Lip" como Tony "Bocudo" e, em outros momentos, como "Lip", mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!