Diário - filmes - Roma


"Roma" é um filme em coprodução mexicana e estadunidense, de 2018, escrito, produzido e dirigido por Alfonso Cuarón. Trata do dia a dia de uma família de alta classe média, na cidade do México, visto pelos olhos da sua empregada doméstica. É baseado nas memórias de Cuarón. O nome do filme se refere ao bairro onde reside a família, Colônia Roma. 

Nisso o filme tem um tempero que poderia ser brasileiro, com nossa alta classe média também usufrutuária de trabalhadores domésticos. Mas por aqui a empregada seria negra ou mulata, em lugar de indígena. 

Pelos olhos da empregada, Cleo (Yalitza Aparicio) vemos a casa espaçosa, as quatro crianças, o dono da casa, um médico e a esposa. E vamos vendo que o casamento pode estar passando por uma crise. A casa é um sobrado confortável e amplo, que conta com três automóveis. 

Já fora da casa, vemos o entretenimento da empregada, a formação de milícias associadas ao exército, a alta classe média armada na luta pela terra. 

Gravado em preto e branco, o filme me remeteu a películas italianas que vi em outros tempos, como "Ladrões de Bicicleta" ou "La Dolce Vita".

Belo filme. Visto no vídeo sob demanda. Valia a pena assisti-lo no cinema.


11/01/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!