Diário - leituras - Personal Branding



"Personal Branding" é uma espécie de livro de auto-ajuda, associando técnicas de marketing à carreira profissional. Como talvez dissesse o autor se tratam de técnicas para que a pessoa possa se destacar na atividade em que está inserida. Ou, se for o caso, possa se planejar para uma mudança de rumos na sua vida profissional. 

Como eu disse, é um livro de auto-ajuda, mas não no sentido daqueles livros que dizem "Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui (...)" (trecho da desiderata). É um livro de auto-ajuda no sentido de procurar dar orientação e indicar caminhos para uma evolução muito específica, no campo profissional.

O autor começa falando que o profissional precisa ter confiança em si próprio. Fala da necessidade de se destacar. Comenta sobre oportunidades para se destacar. Indica estratégias para o crescimento. 

Dá dicas de planejamento. E pede que o leitor se planeje para curto, médio e longo prazo. 

O livro é inidicado, me parece, apenas a profissionais altamente especializados, com, no mínimo, graduação, embora o autor comente sobre a possibilidade ou necessidade de especializações ou MBA's. 

Também ressalta por demais o individualismo, sem tocar em temas como sociedade, automação ou desemprego. 

Em todo caso, com um grão de sal, pode ser uma boa leitura para que as pessoas possam refletir sobre as suas atividades e seus desejos na vida profissional. 


BENDER, Arthur. Personal Branding - Construindo sua Marca Pessoal. São Paulo: Integrare Editora, 2009. 

08/01/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!