A Vida, O Universo, e Tudo Mais

A Vida, O Universo, e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais é o terceiro volume da trilogia de cinco livros escritos por Douglas Adams. O título remete ao primeiro volume da série, quando seres pandimensionais hiperinteligentes queriam saber a resposta sobre “a vida, o universo e tudo mais”, e obtiveram como resposta de um computador chamado Pensador Profundo que a resposta à pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais era 42.Esta resposta foi dada pelo Pensador Profundo após 7,5 milhões de anos de processamento. Eles tiveram que voltar a pensar qual seria a pergunta adequada a uma tal resposta.

No volume três entram em cena os robôs guerreiros do planeta Krikkit, que estão em uma busca por materiais que permitam aos habitantes do planeta Krikkit sair do isolamento que lhes foi imposto pelos demais habitantes do restante do universo, pois os nativos do planeta Krikkit ficaram tão espantados quando descobriram que havia vida fora de seu planeta, que logo desencadearam uma guerra contra o resto do universo, que, talvez pensassem os moradores de Krikkit, não poderia existir vida fora do seu planeta.

O livro traz novos e longos comentários sobre as viagens no tempo, e de como as viagens no tempo acabaram com o curso de História na Universidade de Maximegalon. Afinal, com as viagens no tempo, a História poderia estar constantemente sendo alterada. O caos resultante não permitiria que uma História fosse contada sobre o que quer que fosse.

Há um momento tragicômico no encontro de Arthur Dent e Agrajag. Parece trágico, mas o resultado de tal encontro foi que este leitor acabou rindo do livro. É interessante, pois desde o primeiro livro a série, tida como uma ficção científica cômica, me parece mais melancólica que engraçada.

Neste livro também há uma pequena explicação para o vaso que cai no planeta Magrathea, no primeiro volume da série. A cena também é mostrada no filme inspirado na série, produzido em 2005.

A Vida, o Universo e Tudo Mais é um pouco mais do mesmo, dos livros de Douglas Adams.


ADAMS, Douglas. A Vida, O Universo e Tudo Mais. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!