Diário – Leituras – As Confissões de Santo Agostinho

Diário – Leituras – As Confissões de Santo Agostinho

No momento estou lendo As Confissões de Santo Agostinho. No momento estou lendo As Confissões de Santo Agostinho de novo.

Santo Agostinho foi um bispo da Igreja Católica que viveu entre os séculos IV e V da Era Cristã, e até hoje é uma figura importante para a teologia cristã, tanto católica quanto protestante. E em As Confissões ele narra sua jornada espiritual, de seu nascimento até abraçar a fé cristã na versão do catolicismo do século IV.

Isso até determinado ponto do livro. Depois disso ele tem suas reflexões teológicas.

As Confissões é único livro de um santo da Igreja Católica, no final da Antiguidade, que fala de sua vida pregressa, antes de sua conversão. Ou seja, ele comenta momentos de sua vida em que ele não era tão santo assim.

A obra é uma marco tanto para a literatura, quanto para a filosofia e a teologia ocidentais. Se constrói como uma longa oração a Deus, mas de fato se constitui como livro de memórias, ou auto-biografia. E assim, como livro de memórias é um livro pioneiro.

Eu já havia lido o livro anteriormente, e é por isso que pude traçar este breve perfil da obra. Mas como eu gosto dela, não achei demais ler mais uma vez.



14/03/2011.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!