Hebdomadário boêmio masterclássico stanislawiano – capítulo XVIII


A nova masterclass da Oficina Literária Santa Sede, a edição de 2023, começou dia 9 de março. Relatei isso antes. A edição deste ano homenageia Stanislaw Ponte Preta, alter ego, por assim dizer, do jornalista Sergio Porto.

No dia 5 de julho continuaram as leituras das crônicas que irão compor um livro e um saite (ou blogue).

Segunda semana de inverno, noite de frio não excessivamente frio. 

Quando cheguei ao Apolinário naquela noite estavam à mesa, além do Rubem, o André, o Magnus, o Altino, a Vivi e a Silvia. Depois ainda chegaria o Ronaldo. 

Naquela noite não houve jogos de futebol envolvendo a dupla grenal. O Grêmio jogou na terça-feira contra o Bahia, em Salvador. 0 a 0. O  S.C. Internacional folgou.

O prato de bateria continuava sobre a mesa. Se quiser, procure por “tu dum tss” nos buscadores da internet (pode ser que a resposta venha como “ba dum tss”). 

As leituras seguiram. O primeiro texto lido foi da Vivi. Quando foi lido eu ainda não havia chegado. Trata do personagem Fredinho na psicoterapia. O texto do André fala do Adamastor, um senhor ranzinza que tem o coração amolecido por uma menina. Por fim, Magnus trouxe um texto sobre uma reunião de Fredinho com um publicitário. O maior cronista da Santa Sede trouxe seu fino toque de humor nesta crônica. 

Após as leituras, a conversa. Conversa sobre o momento que cada um vive. Com exceção do caçula Magnus, todos à mesa eram pessoas com mais de cinquenta. Uma fase de balanços e reflexões. De pensar no que a aposentadoria pode ou não trazer. De alguma maneira é também um momento de refletir sobre nossa finitude. Nos balanços e reflexões também se falou sobre o que aconteceu ou tem acontecido durante a vida profissional. Posso dizer que a mesa estava filosófica.

E as pessoas foram indo embora. Saiu o André. Saiu o Rubem. Saíram o Ronaldo e a Vivi; ou a Vivi e o Ronaldo, não tenho certeza da ordem. 

Saí eu. O Apolinário já estava fechado. 

Minutos depois saíram a Silvia, o Altino e o Magnus. Pude vê-los saindo enquanto embarcava no veículo que me levaria para casa. 

.























.

08/07/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos