Saudades da Cultura


A Livraria Cultura localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, fechou na segunda-feira, dia 26 de junho de 2023, sem previsão de reabertura. A notícia saiu no jornal Folha de São Paulo.

A reportagem do diário paulistano comenta sobre a falência decretada pela justiça de São Paulo, e sobre o sentimento de orfandade de alguns clientes que frequentavam o espaço da livraria há muito tempo. 

Fiquei na expectativa sobre o que aconteceria com a filial porto-alegrense da Cultura, no Shopping Bourbon Country. 

Logo soube que ela continuava, continua em funcionamento. 

Neste sábado, 8 de julho, pude voltar a visitar a loja. 

A loja continua lá, mas me parece que perdeu muito da sua alma. 

A começar pela cafeteria, fechada há um longo tempo. Saudades de quando podíamos pegar livros nas prateleiras e ficar avaliando se valia a pena levar um livro ou não, enquanto bebíamos um cappuccino. 

Ou saudades de pegar uma pilha de livros e ficar examinando-os sentados nos diversos bancos espalhados pelo mezanino da loja. 

Houve um tempo, inclusive que eu possuí um cartão de crédito de afinidade com a livraria, e tinha certo orgulho de tê-lo. 

Nessa minha mais recente visita, tudo estava em ordem. Tudo me pareceu frio. 

Os livros todos embalados, plastificados, fechados. Acho até que eu poderia abrir algum exemplar para avaliá-lo melhor, mas não tive coragem. Deixei a livraria sem comprar nada. 

Temo que em um futuro breve ficaremos à mercê de certo quase monopólio online. 



08, 11/07/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos