O Natal de 2020 foi cancelado!


O Natal foi cancelado! Papai Noel é grupo de risco, e não deve sair de casa a entregar presentes. 

Outra: Papai Noel retorna à casa, pouco depois de sair. Mamãe Noel estranha, "já entregaste todos os presentes?". "Nem comecei. Esqueci a droga da máscara!". 

Mais uma: Papai Noel desce pela chaminé, e ao entrar na casa, dá de cara com uma família judia. Ele se desculpa. "Ih! Família errada! Desculpe!". 

Todas essas imagens, são resultados de memes que as redes sociais espalharam nestes últimos dias. 

Talvez com uma cultura forte como a judaica, o Papai Noel possa ser deixado de lado, embora eu não tenha certeza. 

Mas lembro que tendo lido uma revista semanal, lá pelo final da década de 1980, quando revistas de notícias ssemanais eram relevantes, uma reportagem sobre o Natal mostrava a penetração da figura do Papai Noel entre culturas não cristãs, em especial no Japão. Acredito que o mesmo esteja valendo para outras nações do Extremo Oriente. 

Faz bastante sentido. Essa personagem simpática, bonachona, vestido com uma roupa espalhafatosa, distribuindo presentes, e amplamente divulgada por um fabricante de refrigerantes tem plenas qualidades para ser quase universalmente aceito. 

Não sei qual a representação iconográfica daquele hoje obscuro bispo da Ásia Menor (atual Turquia) que saía dando dádivas aos pobres na noite de Natal, e que seria a inspiração do atual Papai Noel. Mas dizem que foi isso. 

Papai Noel é muito mais aceito, que Jesus, cujo nascimento estaria na base das celebrações cristãs, onde o cristianismo é religião preponderante. Mas mesmo em países cristãos, nessa época do ano, acho que vemos mais papais noéis que presépios. 

Por fim, o título deste texto é só uma provocação. O Natal não foi cancelado. 

Espero que possamos celebrar esse Natal com os cuidados adequados, máscaras, distanciamento, higiene manual; possamos sobreviver à peste. 

Feliz Natal!


18/12/2020. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!