Dentes


O mais recente ingrediente adicionado foi o gel de clorexidine a 0,12%. Totalmente insípido. O princípio ativo é o mesmo dos enxaguantes bucais para tratar periodontites graves, e ajudar a combater infecções bucais pós-operatórias, presente em diversos produtos cujo nome mais famoso é Periogard.


Quando criança, sempre fui bastante relaxado em relação à minha higiene bucal. Inclusive, quando criança, relaxado para mim era sinônimo de... sujinho! Não de um sujeito tranquilo, repousado.


Enfim. No fim da infância, ou início da adolescência, minha mãe me levou a avaliar meus dentes, em tratamento pago pelo antigo INPS. Havia um centro de triagem na Galeria Malcon. O andar eu não lembro.


Dali fui encaminhado para um dentista que tratou muitas cáries, decorrentes dessa infância descuidada. Ele atendia em um daqueles belos prédios da Borges de Medeiros entre a Andradas e a Salgado Filho. Até hoje carrego obturações de amálgama de prata daquela época.


No decorrer da adolescência, meus dentes surgiram em número maior que havia espaço em minha boca.


A partir daí, já consigo lembrar que fiquei muito tempo junto ao saudoso doutor Ivan.


Em um tempo em que tratamento ortodôntico tinha custo proibitivos, o doutor Ivan arquitetou um tratamento que combinou a extração de alguns dentes acavalados, com o uso de borrachas para tracionar, gerando um alinhamento possível. Essas borrachas não eram muito diferentes dos atilhos que se usa para juntar cédulas de dinheiro. O formato de minhas arcadas dentárias até hoje, são resultado do tratamento do doutor Ivan.


Até então, minha higiene bucal se reduzia basicamente à escovação.


Doutor Ivan se aposentou e tive que buscar as habilidades de outro profissional. Foi ele que descobriu as inflamações gengivais e subgengivais. Também as retrações das gengivas. Além da escovação, era necessário o uso diário do fio dental.


Mais um tempo, e o dentista recomendou o uso de escova interdental.


Por fim veio a periodontite, e com ela a necessidade de raspagens dentárias. E o gel do início deste texto.


Um bocado de coisas.


E pensar que com a minha idade, tanto meu pai quanto minha mãe já não tinham dentes naturais.



02/09/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!