Diário - cinema - A Árvore da Vida


Diário - cinema - A Árvore da Vida

No domingo, 14/08, fui ver o filme "A "Árvore da Vida", o filme mais recente do diretor Terrence Malick.

A referência que eu tinha de Malick era "Além da Linha Vermelha" ("The Thin Red Line"), produção de 1998, que abordava a o front do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial. E li algumas resenhas sobre o novo filme.

E, diante da dolorosa situação da perda de um filho, como reagir, se alguma reação é possível?

Para responder esta questão, Malick literalmente expõe a situação dos seres humanos diante do Universo, numa narrativa lenta, e bota lenta em cima disso, com uma forte carga religiosa, embora eu não tenha conseguido distinguir se a visão do diretor era religiosa ou agnóstica. De alguma maneira faz pensar. Contudo o filme tenta ser tao grandioso, que arrisca-se a ser visto como pretensioso, ou, talvez pior, não conseguir se comunicar com o espectador (como de fato me parece que aconteceu na sessão a que assisti, em que alguns dos espectadores saíram do cinema antes do final da sessão, ou rindo de um final para eles ridículo).

O paralelo que eu faria é com "2001, Uma Odisseia no Espaço". Cada uma a sua maneira são obras grandiosas e complicadas.

Eu esperava um filme que me causasse menos estranhamento.




15/08/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!