“Quem matou Salomão Hayalla?” - Diário - Novelas

“Quem matou Salomão Hayalla?” - Diário - Novelas


Desde ontem os telespectadores já podem se perguntar “quem matou Salomão Hayalla?” No capítulo de ontem, 04/08/2011, na macrossérie da TV Globo Salomão Hayalla foi assassinado. A princípio, pelas cenas que foram mostradas, fico com a impressão que o assassino é do sexo masculino.

É impressionante como a TV Globo já teve poder de moldar imaginários neste país. No final da década de 1970, todo mundo ficou se perguntando quem matou Salomão Hayalla. Boa parte da população assistia à novela. Os resistentes que não assistiam eram obrigados a ouvir os comentários de quem assistia. No final da década de 1980, todo mundo ficou se perguntando quem matou Odete Roitmann. A novela é algo que se assiste, não com total atenção, logo que se chega em casa, enquanto não se vai dormir.

Hoje a coisa não é exagerada assim. A TV Globo ainda tem uma imensa audiência, mas nada que se compare com 20 ou 30 anos atrás. Nos tempos da novela “Vale Tudo” (da personagem Odete Roitmann), não havia Internet para as massas. E no tempo da  novela “O Astro” original não havia nem vídeo-cassette. Hoje a programação da TV aberta concorre com a TV por assinatura, com o DVD ou o Blu-Ray, com os videogames, e com a Internet.

Pessoalmente eu não me lembro da última novela que acompanhei. Seja qual for, já faz bastante tempo. Mas estou assistindo esta nova versão de “O Astro” por saudosismo.

Desde ontem, nós os telespectadores já podemos nos perguntar quem matou Salomão Hayalla. Se não estou enganado, em 1978, foi o Filipe, amante da Clô. Agora, um amplo leque de suspeitos está aberto. Sendo que os autores se preocuparam em incrementar a quantidade de suspeitos nos capítulos que precederam o assassinato do milionário da novela.

Até outubro deveremos saber quem foi o assassino de Salomão Hayalla. Só falta os autores da nova versão de “O Astro” terem eleito Filipe para o crime.


05/08/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Feliz aniversário, Avelina!

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos