Ainda sobre fotografia e "O Astro"


Ainda sobre fotografia e "O Astro"

Faz pouco tempo que escrevi sobre certo saudosismo na tecnologia fotográfica apresentada na macrossérie televisiva "O Astro", em exibição no horário das 23h na TV Globo.

Pois no capítulo de ontem, 11/08, houve uma cena no laboratório fotográfico de Jose, e lá estavam, presos por prendedores em varais, as tiras de filme negativo fotográfico. Pela lógica fotográfica, imagino que seriam Fuji Neopan 1600, ou Kodak T-Max 3200, ou Ilford Delta 3200. Talvez a câmera de Jose seja uma Leica M6, mas eu ainda palpito em uma Leica M3. Qualquer uma delas pode ser chamada de "clássica".

Um pensamento que me ocorreu é que talvez a fotografia com película não morra. Para diletantes de fato entusiasmados, a montagem de um laboratório caseiro para revelação, como o de Jose, não é algo de custo absurdo. O filme "Minority Report", produção cinematográfica de 2002, com atuação de Tom Cruise, mostra um futuro, que de alguma maneira se torna cada vez mais verossímil, cheio de tecnologia, com destaque para o intenso uso de informação biométrica, tanto por parte da publicidade, quanto da polícia. Pois bem, nesse futuro tecnológico, há uma cena em que uma das personagens pratica fotografia com filme, e tem um laboratório caseiro de revelação.

Claro que o futuro é o futuro, e só quem viver verá se a fotografia com película subsistirá. Por enquanto, ainda estamos na transição. Penso que para o jornalismo, a moda e a publicidade, a fotografia digital já é insubstituível. Como hobby, ou como arte, a película talvez tenha um futuro pela frente, mas isso só ficará demonstrado quando as pessoas que começaram a fotografar com câmeras digitais, também usarem película por opção, e todos que começaram a fotografar com película já tiverem morrido. Até lá, o uso de película pode ser tanto saudosismo, quanto certa forma de conservadorismo.

Espero que a personagem Jose tenha mais cenas usando sua câmera Leica.


12/08/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Feliz aniversário, Avelina!

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos