Cara Maria – VIII


Cara Maria,


Espero que me desculpes por tantas mensagens. Serei mais breve nesta aqui.

É que além do ódio, comentado na mensagem anterior, outras coisas aconteceram e continuam acontecendo. 

A privatização da Carris, por exemplo, a até então empresa municipal de transporte de Porto Alegre. Eis que o prefeito Sebastião Melnick, digo, Sebastião Melo se desfez de uma companhia centenária. Com isso se desfaz de uma empresa que poderia ser estratégica para que o transporte coletivo de Porto Alegre possa  ser mantido em momentos de crise. Alguém ainda se lembra de greve de 2014? De fato não tenho certeza se foi em 2014, mas deve ter sido por aí. Alguém lembra, mais longínquo ainda, o locaute que o então prefeito Olívio Dutra enfrentou lá por 1989, mais ou menos?

Quem trata dessa privatização em longa coluna no Matinal é o Juremir Machado. Ele, que informa muito ter andado em ônibus, afirma que a melhor companhia a prestar o serviço, na opinião dele, era a Carris. Com base no novo concessionário, a Empresa Viamão, Juremir prevê sucateamento da frota e precarização no serviço. Se não me engano, ele nem chega a mencionar a precarização das condições de trabalho para os atuais funcionários da empresa. 

E temos as notícias da talvez crise climática se deslocando para o norte do país. Esta semana vimos imagens do Vale do Rio Itajaí em Santa Catarina semelhantes àquelas do Vale do Taquari no mês passado. Cidades tomadas pelas águas. O pior caso mostrado, me parece, foi no município de Taió. Confesso que eu desconhecia o município (somos ignorantes. Eu desconhecia o município gaúcho de Caraá até ler notícias de uma enxurrada que o devastou). 

Bem assim seguimos, vendendo o patrimônio público, precarizando serviços, omissos em relação à possível mudança climática. 

Seguimos. Para onde? Talvez para o brejo, talvez para o fundo do poço, talvez para transformar tudo em um deserto. 


10/10/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos