Saint Patrick's Day 2023 – Nos dê motivos para beber e beberemos


Eu não tenho certeza sobre quando as comemorações do Saint Patrick's Day (falar Saint Patrick's Day soa bem mais chique que Dia de São Patrício) se tornaram populares aqui em Porto Alegre. Comemorar o dia do patrono da Irlanda em Porto Alegre, que fica há dez mil quilômetros de Dublin, é coisa recente. 

Eu devo ter ouvido de algum colega que comemorou a data até cair, em uma cervejaria, acho que ali por 2015. 

Não creio que tenha a ver com a superpopularidade do U2 (o grupo de rock, não o avião espião), embora isso possa ajudar. 

Acho que há dois fatores principais. 

Um seria a ampliação do número de pessoas que usam o inglês como segunda língua. Meu filho, por exemplo, passou por um intercâmbio na Irlanda. E o curso pelo qual ele passou, é dos mais populares do mundo para quem quer imergir no idioma. 

O segundo fator, que eu imagino mais importante, é o surgimento de tantas fábricas de cerveja, chamadas de artesanais. Esses relativamente pequenos negócios promovem todo tipo de evento para vender seu produto. Para isso, um dia como o Dia de São Patrício cai como uma luva.

A primeira vez que comemorei pessoalmente o Saint Patrick's Day foi no ano passado, quando começávamos a sair do sufoco da peste. 

Este ano comemorei novamente, em um pub na zona norte da cidade, não muito longe de casa. Vesti uma camiseta verde e fui.

A noite de 17 de março de 2023 foi de beber Jameson com gelo e chope verde (com corante)(chope verde, camiseta verde… Dá para tirar a conclusão, não?). Comer batatas fritas, pizza e bolinhos de queijo e salsicha. 

Faltou cerveja Guiness. E não comemos fish n' chips (peixe e fritas, prato típico do Reino Unido e também da Irlanda). 

Saúde!

E salve o valoroso povo irlandês! 


.











.

20, 21/03/2023. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos