Diário - leituras - Em busca de sentido, de Viktor E. Frankl


Este livro foi lido por recomendação na psicoterapia. 

Viktor Frankl é o criador da logoterapia, uma técnica psicoterápica. 

O livro é dividido em três partes. Em busca de sentido narra a vivência de Frankl em campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra; Conceitos fundamentais da logoterapia tem um título auto explicativo, ou seja, são conceitos fundamentais na escola de psicologia fundada pelo autor; por fim, A tese do otimismo trágico é uma espécie de uso aplicado dos conceitos da logoterapia. 

A primeira parte é a mais longa e nela Frankl narra seus dias como um prisioneiro escravizado em um campo de concentração. Comenta como o acaso (a Mão Divina?) fez com que sobrevivesse à chegada ao campo, e o manteve vivo, apesar das privações. São recorrentes as temáticas da fome, do frio e das doenças. O médico psiquiatra foi reduzido ao trabalho braçal durante um longo período. Depois, quase ao final da guerra, acabou como médico da enfermaria do campo. Entre as percepções, a capacidade do ser humano manter esperança mesmo entre as mais atrozes circunstâncias; a capacidade de se ver no mundo; o amor como resistência fazendo a pessoa amada de objeto (e nesse caso o amor se torna muito platônico, pois, separados ao chegar no campo de concentração, ele não tinha notícias da esposa por muito tempo. Inclusive no livro não se sabe o que aconteceu com ela); ou a capacidade de se ver como uma outra pessoa ao olhar para um passado em que a vida era muito melhor.

A segunda explora os conceitos da logoterapia, como já foi dito. 

E a terceira comenta a logoterapia na prática, lidando com as limitações humanas. Não à toa começa falando em dor, doença e morte, entes que fazem com que a vida humana possa se tornar trágica. 

Enfim, uma boa leitura, mas a minha recepção foi bem menos calorosa que a indicação da terapeuta apontava. 


FRANKL, Viktor Emil. Em busca de sentido. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2021. 


03/08/2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos