Diário da Peste (XLV) - A primavera 2021 chegou


E quarta-feira passada, 22 de setembro, iniciou a primavera austral de 2021. 

Como tenho escrito, já fazia dias que ela se anunciava. 

Curiosamente, os primeiros dias da primavera foram mais frios que alguns dos últimos dias do inverno. Inverno que se foi. 

A segunda primavera da peste.

Os números da peste são decadentes, embora ainda muito significativos. Algo como trinta mil diagnosticados por dia, mais de 800 óbitos por dia. Ainda é como se dois aviões de passageiros transcontinentais caíssem todo dia no Brasil. 800 famílias enlutadas todo dia. Com o total de vítimas se aproximando de 600 mil pessoas. 

Mas nem toda a morte é de covid-19 agora. 

Recentemente perdemos dois atores brasileiros queridos. Luis Gustavo, 87, faleceu em decorrência de um câncer. Marina Miranda, 90, em decorrência de infecção. Cada um à sua maneira, nos fez rir e sorrir. 

Nos Estados Unidos, faleceu Willie Garson, aos 57, também em decorrência de câncer. Uma morte precoce. Quem acompanhou a série Sex and the City deverá lembrar dele.

Parece um alívio que haja pessoas que não morram de covid-19. Parece que era só o que acontecia desde maio de 2020, até maio passado. 

Parece um alívio que sejam 800 mortes por dia, quando tivemos dias de 2000 óbitos. 

E, a propósito, parece que o número de falecimentos nos Estados Unidos em decorrência da covid-19 voltou a crescer. Junção de nova variante do vírus, com pessoas inteligentes que não querem se vacinar. 

Para aliviar esse relato, sigo lendo Brasil, o Romance, de Errol Lincoln Uys. Se bem que não sei se é exatamente um alívio, pois as histórias contadas ali são bastante violentas. A história do Brasil é violenta. 

Em alguns momentos, pego as crônicas do Rubem Penz em Hoje não vou falar de amor. E leio as crônicas que negam o título. 

Em outros momentos, ou nos mesmos, pego a poesia de Ana Mello em Poesia Projetada, em sua jornada através da ventana. 

Seguimos. Bem-vinda, primavera! 


23, 27/09/2021.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos