Diário - show - Milton Nascimento: Clube da Esquina


Dia 25 de outubro estive no Auditório Araújo Vianna, para assistir mais um show de Milton Nascimento em Porto Alegre. Pela minha conta, foi o quarto. 

Este show foi dedicado a revisitar o repertório dos álbuns Clube da Esquina (1972) e Clube da Esquina 2 (1978). Além de músicas destes discos, esteve no setlist do show a clássica "Para Lennon e McCartney", de Fernando Brant, e dos irmãos Lô e Márcio Borges, lançada no disco "Milton", de 1970.

"Clube da Esquina 2" foi o primeiro álbum do Milton que adquiri, lá por 1981, no caso uma dupla de fitas cassetes, encontradas em um balaio de ofertas de uma loja de departamentos aqui de Porto Alegre, de um tempo que se encontrava esse tipo de material em lojas não especializadas. Era um tempo especial, mas meus amigos, estavam ouvindo, do mesmo Milton, o álbum Sentinela (1980). 

Milton era tão importante para nós adolescentes em 1982, que fundamos nosso próprio Clube da Esquina. Foi assim que batizamos uma certa confraria que ficava madrugadas conversando na frente da casa de um de nós, que ficava próxima de uma das tantas esquinas da Vila Cefer. 

Assim, com tantos significados, lá me fui.

Um auditório voltado para o show, com venda de panchos e cerveja artesanal. Fãs de várias idades. E até uma fã que levou sua cópia do álbum duplo do Clube da Esquina 2, em formato LP, e andava abraçada com ele. 

A abertura foi com "Tudo Que Você Podia Ser". Não deve ser coincidência que seja a primeira música do primeiro álbum. Passou por "Cravo e Canela", e seguiu por longo repertório. 

Milton, como tem acontecido, fez o show sentado, gesticulando com as mãos. Às vezes tocando algum instrumento, como um violão ou um acordeão de oito baixos. 

O cantor de apoio foi o jovem José (ou Zé) Ibarra. Quando Milton fez seu costumeiro intervalo, Ibarra cantou Trem de Doido e San Vicente. Além de Ibarra, acompanharam Milton, Wilson e Beto Lopes (guitarras e violões), Alexandre Ito (baixo), Ademir Fox (piano), Widor Santiago (metais), Lincoln Chebib (bateria), e Ronaldo Silva (percussão).

Apesar da platéia de cerca de quatro mil pessoas, o show me soou lento, quase intimista. Fiquei imaginando como seria um show de Milton no Theatro São Pedro. 

Alguma lágrima aconteceu durante as execuções de "Girassol da Cor de Seu Cabelo" ("Você ainda que morar comigo?/.../Se eu morrer não chore não/ É só a lua...") e "Clube da Esquina nº 2" ("Sonhos não envelhecem/Em meio a tantos gases lacrimogêneos ficam calmo, calmos, calmos..."), e lembrar que esta última no álbum de 1972, pelas circunstâncias da época, não tinha letra. 

Enfim, mais um show para fãs de todas as idades. Ou, em especial para alguém que é fã há quase quarenta anos. 


Setlist: https://www.setlist.fm/setlist/milton-nascimento/2019/auditorio-araujo-vianna-porto-alegre-brazil-2b9dc8d6.html


.

Milton


O painel feito pelos Gêmeos que refere a capa do Clube da Esquina 1


Milton


José Ibarra




.

06/11/2019.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!