Diário - leituras - 20 relatos insólitos de Porto Alegre



"20 relatos insólitos de Porto Alegre", de Rafael Guimaraens reúne, bem, vinte relatos que ele considerou singulares entre as histórias da cidade de Porto Alegre. Uma cidade não muito antiga, diga-se de passagem, com menos de trezentos anos. 

As histórias, recriações feitas por Guimaraens a partir de fatos reais, ficam entre o "novo jornalismo" ("new journalism", como alguns diriam), a reportagem e a ficção propriamente dita. 

A primeira história contada, "Opereta em Cinco Atos", tem a forma de um conto para recriar a passagem de uma companhia de ópera italiana por Porto Alegre no início do século XX. 

A segunda, "O Mistério da Velha Russa", também em forma de conto narra as desventuras dessa senhora idosa, "a velha russa" do título, na Porto Alegre dos anos 1970. 

Já "Love Story no Café Central" usa o formato de uma peça teatral para recontar um pouco da trajetória do músico Arthur (Artur?) Elsner. Elsner, nascido cego, foi um músico de sucesso na Porto Alegre de meados do século XX, tendo sido compositor, pianista, acordeonista e baterista. 

"Os Apitos da Moralidade" usa o formato de reportagem para falar da reação de parte da população ao filme francês "Les Amants", em 1959. 

"O Tédio Negro da Ausência" relata, também em formato de conto, a história de Honorina, viúva de Júlio de Castilhos, após a morte do esposo. 

"A Mais Insólita de Todas as Fugas" conta a história de uma tentativa de fuga da antiga Ilha do Presídio, contrapondo a vida pregressa dos fugitivos. Como uma longa reportagem. 

"Liberdade para as Borboletas" narra a iniciativa do advogado Mário Cinco Paus para permitir que um grupo de meretrizes pudesse continuar as suas atividades contra determinação da delegacia de costumes. Deve ter sido na década de 1930 ou 1940. 

"A Paixão de Araújo Vianna" narra exatamente isso, a paixão do músico José de Araújo Vianna por Olinta Braga, na primeira década do século XX. Foi esse músico que deu nome ao auditório existente no Parque Farroupilha. 

"O Inoculador de Venenos Sutis" faz um relato de uma professora que queria que a escola onde era diretora adotasse o nome do escritor carioca Machado de Assis, e a reação do então secretário de educação nos tempos do Estado Novo. 

"Os Príncipes e os Pajens" comenta uma partida de futebol entre as seleções do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, na década de 1930.

"A Vítima da Serpente" narra um rumoroso caso de assassinato no "Arraial dos Navegantes", nos primeiros anos do século XX.

"A Herança do Irmão Joaquim" narra a criação da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no início do século XIX.

"O Chapéu Perdido de Tyrone Power" conta a passagem do ídolo cinematográfico Tyrone Power por Porto Alegre, em 1938.

"Notícia de Jornal" conta uma história de amor singular em 1979. 

"Roda Viva e o Pundonor Gaúcho" narra a passagem da peça Roda Viva por Porto Alegre em 1968, e os tempos de então. 

"O Incrível Sumiço do Chefe de Polícia" conta o desaparecimento de um antigo chefe da polícia da província de São Pedro do Rio Grande, nos tempos do império, dando ainda uma versão para os crimes da Rua do Arvoredo.

"Strip Tease no Bar Novidades" conta sobre uma moça chamada Terezinha Baraldo em um bar da Rua Andrade Neves. 

"O Soldado e a 'Santa' Degolada" conta sobre uma moça assassinada por um soldado da Brigada Militar no Partenon no início do século XX. 

"A Maldição da Negra Inácia" conta sobre um assassinato na Rua da Praia. 

Por fim, "Dupla Personalidade do Professor Hindu" narra sobre um místico no final dos anos 1920. 

É um livro interessante por trazer à lembrança muitos fatos que fazem parte da memória da cidade, e que acabam esquecidos, mas que provavelmente tiveram bastante repercussão na época em que aconteceram. Isso é um bom motivo para sua leitura. E o autor escreve bem, em narrativas que fluem, como se estivéssemos lendo contos de ficção ou romances. 

Nos mostra uma cidade conservadora, quiçá reacionária, apaixonada pelo futebol, onde acontecem muitas histórias de amor e de morte. 


GUIMARAENS, Rafael. 20 relatos insólitos de Porto Alegre. Porto Alegre: Libretos, 2017.


01/10/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!