Diário - filmes - Chico, Artista Brasileiro



Por esses dias assisti o documentário "Chico, Artista Brasileiro", produção brasileira de 2015, dirigida por Miguel Faria Júnior. Trata-se de um recorte biográfico que nos permite um vislumbre da vida e obra do artista. 

O filme é composto de depoimentos do próprio Chico Buarque de Hollanda, de sua irmã Miúcha, e de outros artistas sobre ele. Muitos desses depoimentos em imagens de arquivo. Este documentário também recupera imagens de outro filme sobre o artista nos anos 1960. Entre os depoimentos, apresentações de canções por diversos intérpretes, tais como Ney Matogrosso, Carminho, Milton Nascimento e outros; inclusive o próprio Chico. 

Passa pela relação de Chico Buarque com a literatura, sobre como ele se tornou escritor, e ainda pela busca por um irmão alemão, que ele só soube que existia quando já era um jovem adulto (e a quem Chico só foi procurar após o falecimento do pai). 

Achei especialmente luminoso o relato sobre a relação que Chico teve que manter com a censura durante a ditadura (1964-1979). De fato, no filme Chico conta seus percalços com galhardia. Isso dá esperanças, pois ele vivia então dias ainda mais sombrios que os que vivemos hoje. 

Senti falta de um depoimento de Marieta Severo, sua esposa entre 1966 e 1999. O diretor deve ter tido seus motivos para essa omissão. Senti falta porque o filme mostra imagens do casal, depoimento sobre como eles se conheceram, comenta as dificuldades durante a temporada do casal na Itália, no final dos anos 1960, dando um tempo no clima ruim do Brasil. 

Enfim, é um pequeno recorte da vida de um artista gigante. Bem bom. Gostei muito.



09/07/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!