Verão do Amor



Eu não me canso de assistir. Já devo ter visto mais de dez vezes.

Trata-se de um vídeo no YouTube, onde a canção do U2 "Summer of Love" serve como pano de fundo para um casal lindinho e simpaticíssimo. Ambos loiros são estereótipo de padrão de beleza. Lindos jovens que poderiam ser europeus do norte. 

Mas o vídeo é da Itália. Assim presumo pois lá pelas tantas aparece uma bandeira italiana em uma das embarcações. 

Não há como não se encantar com os jovens. Lindos. Simpáticos. Brincalhões. Eu falei jovens? Com ar de apaixonados, daquele amor ingênuo e puro da adolescência. Eu sempre digo que quando a moça sorri, seu sorriso nos ilumina. 

E há a música do U2. "Summer of Love" está no repertório do mais recente álbum do grupo, "Songs of Experience". Eu ouço a música e me imagino dançando com alguém.

Eu falei que os jovens são exemplares do padrão de beleza etnocêntrica europeia que aprendemos a admirar? Mas a música do U2 faria um verão do amor funcionar igualmente com um lindo casal de negros da Nigéria, de asiáticos da Coreia, ou de sul-asiáticos da Índia. Cito esses exemplos em particular porque a canção em determinado momento fala em "West Coast", e todos esses países tem costa ocidental. Certo?

Já descobrir quem são os atores tem se mostrado uma tarefa árdua e infrutífera. 

O vídeo é um típico exemplar da cultura "mash up", de mistura de elementos, e não tem  identificação de fontes. Alguém pegou as imagens de um outro vídeo, que era embalado pela música "Sicilian Romance" do mexicano Ernesto Cortázar (o filho; há dois músicos mexicanos com o mesmo nome, pai e filho). Mas aparentemente esse outro “original” já era uma montagem, aproveitando as imagens do casal lindo. Fica nisso. Até agora me foi impossível saber quem são os atores. 

E temo que a gravadora do U2 solicite que o clipe seja tirado do ar, afinal, não é oficial da banda.

Enquanto estiver disponível pretendo ver ainda várias vezes o Verão do Amor. 

Eu já falei que eles são lindos? Jovens? Românticos? Luminosos? Ah! Pois é!...


.

.

31/08/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!