Diário - cinema - Pantera Negra



"Pantera Negra" ("Black Panther", Estados Unidos, 2018) é um filme da Marvel, baseado no personagem em quadrinhos homônimo. 

T'Challa (Chadwick Boseman) é o novo rei de Wakanda, um reino fictício na África, que tem a fonte de um metal fictício, o vibranium, vindo de um meteorito caído na região. O reino de Wakanda é próspero e possui alta tecnologia, mas disfarça-se como uma nação pobre do terceiro mundo. Além de defender seu reino, T'Challa terá que defender sua coroa contra Erik Stevens (Michael B. Jordan), que vem a ser seu primo. 

Não há como não pensar na animação "O Rei Leão" ("The Lion King"), a produção da Disney dos anos 1990. Estão lá o reino africano, um rei justo, e um possível usurpador. Mas justamente por isso, o filme consegue se dar ao drama, e trazer complexidade para a história, pois o que se apresenta na tela é, de fato, uma tragédia, e os espectadores, por pouco que seja, são levados a refletir. 

Claro, para acreditar no reino de Wakanda, precisamos levar nosso crença na suspensão da realidade a um novo nível, mas faz parte do filme.  Afinal, estamos ali torcendo pelas pessoas fantasiadas de super-heróis. 

Eu imaginei Wakanda como a Etiópia, mas ouvi dizer que os wakandianos falam xossa, uma língua da África do Sul. 

Pela complexidade e tragicidade, eu achei esse o melhor filme com super-heróis da Marvel a que já assisti. 


29/03/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!