O Caso da Passagem Antecipada nas Lotações de Porto Alegre


Sou um usuário habitual do serviço de lotações de Porto Alegre. Por isso, fiquei contente quando o serviço passou a oferecer a possibilidade de pagamento com o cartão do TRI, através da adquirência de passagens antecipadas.

Passei a usar o cartão, e , inclusive incentivar a quem use muito o serviço que faça o mesmo. 

Uma dessas pessoas, um dia me perguntou se eu havia notado que a lotação estava cobrando cinquenta centavos a mais em cada viagem. Eu não havia notado, e passei a prestar mais atenção na cobrança. A pessoa estava enganada. Não havia cobrança de cinquenta centavos a mais, mas, de fato, há uma cobrança de cinco centavos a mais.

Numa conta rápida, para o usuário que use uma linha de lotação para ir trabalhar e voltar para casa todo dia, são dez centavos por dia, algo como dois reais por mês, mais de vinte reais por ano. 

Para um usuário de um transporte supostamente "seletivo" como o serviço de lotação, possivelmente esses dois reais por mês não façam falta. Mas isso não está certo. 

Existem até lugares que a compra de um lote de passagens antecipadas dá direito a desconto. Esse deve ser um raro caso em que a passagem antecipada gera acréscimo no preço da passagem.

Percebido o problema, entrei em contato com a ATP (www.tripoa.net.br - fone: 51 3027-9959), e o atendente me informou que esse era o preço da passagem fixado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação - EPTC, e que era assim que o sistema estava trabalhando. O atendente da ATP me recomendou entrar em contato com a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação - ATL (www.atlpoa.com.br, fone: 51 3233-8222). 

Entrei em contato com a ATL, onde a atendente repetiu a questão do valor estabelecido, mas que as lotações cobravam seis reais para quem pagava em dinheiro, pela dificuldade do troco para uma tarifa de seis reais e cinco centavos. A atendente informou que a ATL estava em tratativas com a EPTC para ressarcir os usuários do cartão de passagens antecipadas, mas ainda não havia um prazo para esse reembolso.

Que tal?

13/06/2018.

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