Diário - cinema - Projeto Flórida



"Projeto Flórida" ("The Florida Project", 2017, Estados Unidos) é um drama sobre ser pobre na Flórida. Visto pela ótica de Moonee (Brooklynn Prince), uma menina de seis anos, filha de uma mãe solteira quase adolescente que faz o que pode para sobreviver, o filme mostra o dia a dia desta menina, durante seus dias de férias de verão, em que ela e seus amigos brincam, exploram a vizinhança e fazem travessuras, praticamente sem nenhuma supervisão adulta. O filme foi escrito e dirigido por Sean Baker. Chris Brgoch colaborou no roteiro.

Filmado em Kissimee, município na periferia de Orlando onde estão os grandes parques de diversões da Disney, o filme foca em pessoas que basicamente são vizinhos, mas não têm condições de frequentar esses parques. 

Também mostra um certo olhar do cineasta sobre o lugar. As cores vivas dos prédios do comércio local, a prevalência do automóvel, os condomínios abandonados, os motéis que abrigam a população pobre.

Pelo que andei lendo, "Projeto Florida" era como Walt Disney se referia aos seus parques em Orlando antes de eles terem sido erguidos. 

É uma temática triste, amenizada pelo olhar infantil. 

Poderia ser mais curto. Mas foi um bom filme. Causa um certo impacto.

04/04/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!