Diário - cinema - Jogador Número 1



"Jogador Nº 1" ("Ready Player One", Estados Unidos, 2018) é o mais recente filme do diretor e produtor Steven Spielberg. Baseado em livro homônimo de Ernest Cline (Cline também foi co-autor do roteiro), conta a história de Wade Watts (Tye Sheridan), um jovem órfão, em 2045, num mundo pós-apocalíptico, em que ele vive num acampamento de trailers com sua tia. No Oásis, seu personagem se chama Parzifal.

Nesse futuro sombrio e possível, a principal distração das pessoas se chama "O Oásis", um mundo em realidade virtual. Dentro do Oásis existe uma dádiva escondida (em inglês e no mundo da informática chamado de "easter egg" - literalmente "ovo de Páscoa"), que, se for encontrada dará ao felizardo a posse do Oásis, e da companhia que o administra. 

Nessa busca ele é ajudado pelos amigos que fez no Oásis; Aech (Helen Harris), Art3mis (que se tornará sua namorada - Olivia Cooke), Sho (Philip Zhao) e Daito (Win Morisaki). Contra ele estará o dirigente de uma corporação rival, Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn). Destaques ainda para Mark Rylance que faz James Halliday, o idealizador do Oasis; e Hannah John-Kamen, a diretora de segurança da corporação malévola que, com sua beleza exótica, rouba a cena cada vez que aparece. 

O filme é visualmente impressionante, principalmente em 3D e Imax. A cena da corrida no início do filme é muito impressionante. Faz muitas referências à cultura pop, ou à indústria cultural, dos anos 1970 a 1990, incluindo colocarem um filme dentro do filme. As referências incluem jogos de vídeo game e trilha sonora. 

Achei o filme razoável, mas não me empolgou. Talvez porque eu não seja um grande jogador de vídeo games. 

04/04/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!