O inverno de 2015 acabou.


O inverno de 2015 acabou.


Os passarinhos cantando na janela dos nossos apartamentos às duas da madrugada não nos deixam enganar: o inverno acabou. Já estamos na primavera de 2012, curtindo as delícias da meia-estação, mesmo que oficialmente a primavera só venha a iniciar no equinócio, que deve ficar lá pelo dia 20 de setembro, ou depois.


Eu escrevi o parágrafo acima em 2012 . Era início de setembro, e eu informava que os passarinhos cantando de madrugada indicavam que o inverno acabara.


Como em 2015, os passarinhos já estão cantando no início da madrugada. E estamos tendo altas temperaturas durante o dia. Me parece que o inverno de 2015 está acabando mesmo.


O mais curioso é que estamos apenas no início de agosto. Só metade do inverno “oficial” passou.


Desse inverno, o que se pode dizer é que teve poucos dias de frio (temperatura abaixo de 10oC), e nenhum dia de muito frio (temperatura abaixo de 5oC). Ou não?


Houve muita chuva. Chuva que causou alagamentos nos municípios vizinhos de Alvorada e Cachoeirinha, e fez o Guaíba subir as calçadas em Ipanema, na zona sul da cidade. Além disso, o alagamento interditou o acesso de Porto Alegre a Cachoeirinha pela Avenida Assis Brasil, coisa que eu nunca havia testemunhado.


Em relação aos recorrentes problemas de saúde entre a população no inverno, neste ano com a ampliação da vacinação sazonal, os vírus de gripe tem preocupado menos. Não que não tenham ocorrido óbitos por conta de gripes. Ocorreram, mas não em número suficiente para a alarmar a população.


Houve um surto de meningite na cidade vizinha de Cachoeirinha, que resultou em três falecimentos, e ampla vacinação da população até dezenove anos. A meningite é sempre recorrente no sul, entre o inverno e a primavera.


Então!... Hoje, domingo, dois de agosto, a temperatura chegou a 30oC em Porto Alegre. Realmente é primavera, quase verão!


Esta semana deve trazer uma frente fria, com mais chuvas, mas nada que coloque a temperatura abaixo de 10oC.


Acho que o inverno realmente terminou.


02/08/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos