Hanami em Canela e Gramado



Hanami em Canela e Gramado

.

.


.

.
Início de agosto, final do inverno. Bom momento para subir a serra e desfrutar dias de descanso.


A região de Gramado e Canela, a mais ou menos 120 quilômetros de Porto Alegre é um polo turístico importante do Rio Grande do Sul. Além de relativamente próxima da capital, é um chamariz de turistas no inverno pela eventual ocorrência de queda de neve, além de ser uma região de belas paisagens.


Além do fator climático e das belezas naturais, a cidade de Gramado abriga um tradicional Festival de Cinema.


Tudo isso gerou uma importante infraestrutura para o turismo. Há diversos hotéis e pousadas, e mesmo os moradores menos afortunados fazem "puxadinhos" em seus imóveis na esperança de conseguir uma grana extra hospedando turistas.


A gastronomia conta com diversos restaurantes.


E como um negócio chama outro, outras atrações foram se instalando na região. Há parques, museus dos mais variados - de cera, do vapor, o mundo gelado, cartódromo, zoológico.


Contudo, ainda inverno, faltando mais de um mês para o início da primavera já há árvores florescendo na serra. Quem me chamou a atenção para o fenômeno foi a minha mulher, quando caminhávamos pelo centro de Canela.


Ali estavam as plantas que depois nos informaram que eram ameixeiras, que dão ameixas miúdas. Cheias de florzinhas cor de rosa.


No dia seguinte, vimos mais destas nas ruas de Gramado. Ameixeiras. E também, na praça em frente à catedral católica de Gramado, no centro da cidade, encontramos uma cerejeira japonesa, também florida.


Foi um privilégio ter visto essas flores por lá.


08/08/2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos