Uma queda


Uma queda



Porto Alegre, verão de 2015 - ou seria de 2014-2015, já que o verão no hemisfério sul começa em um ano e termina no ano seguinte, a exemplo do inverno no hemisfério norte de nosso planetinha?


Não importa. É fevereiro, e eu estou contando os dias para as minhas férias.


Vou para o trabalho, na Praça da Alfândega, numa repartição ali perto. Venho da zona sul da cidade. Deixei a lotação numa travessa da Salgado Filho e vim, tranquilo, escutando música no celular.


De repente, na Rua da Praia, quase esquina da Ladeira, começo a ouvir o som de algo despencando, como se algo (um pedaço da fachada?) estivesse caindo de um desses prédios altos aqui.


E então o susto. Não era um pedaço da fachada. Era o corpo de uma mulher. Uma mulher jovem, não mais de trinta anos. Roupas claras. A bolsa cai mais adiante. O corpo fez um impacto seco no chão. Fica todo desconjuntado. A cabeça com o rosto virado para o lado. Não há uma grande hemorragia. Não se forma uma poça de sangue ao redor do corpo da mulher.


Que aconteceu? A mulher se jogou? Alguém a atirou?


Ligo para a Brigada e para o SAMU, mas sei que é inútil. É evidente que não há chance da mulher estar viva, ou ser recuperada por uma equipe médica de emergência.


Sigo para o meu trabalho.


O dia vai ser pesado. A vida vai ficar mais pesada. Nunca mais vou me esquecer desse episódio.


E a manhã deste verão parecia tão promissora… Nem estava tão quente, nem tão úmida como costumam ser alguns dias do verão de Porto Alegre.


Depois ouço sirenes. Polícia, perícia e medicina legal comparecem.


Os meios de comunicação hegemônicos fizeram blecaute da notícia. Dos diários da cidade, Zero Hora, Diário Gaúcho, O Sul, Jornal do Comércio, ninguém noticiou. O tabu dos suicidas…


Vai virar fofoca. Comentário entre as pessoas. Talvez um suspiro rápido nas redes sociais na Internet. E logo será esquecido.


Eu não esquecerei. Embora bem quisesse…




04/02/2015.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!