Assistindo o Oscar 2015


Assistindo o Oscar 2015



Fiquei assistindo a entrega do Oscar, edição de 2015.


O de sempre. Umas piadinhas, algumas músicas.


Nas principais premiações, Melhor Atriz para Julianne Moore, por “Still Alice”; Melhor Ator para Ed Redmayne, por “A Teoria de Tudo”; Direção para Alejandro Iñarritu, por “Birdman”; e melhor filme para “Birdman”. Hollywood adora uma metalinguagem, e espelhos.


Mas eu gostei mesmo que o documentário “Citizen 4”, de Laura Poitras, sobre o vazador de informações Edward Snowden tenha ganhado o Oscar.


Faz algum tempo eu havia comentado aqui como haviam ficado as coisas nos Estados Unidos, desde o Governo George W. Bush, e de como Laura Poitras era constantemente constrangida quando passava pelos aeroportos da América (“land of the free”, como diz o hino), segundo reportagem publicada na revista Piauí, edição de setembro de 2013. Parece que a Academia de Hollywood resolveu premiar alguém que, de fato, luta pela liberdade de expressão.


Ah sim. Houve um discurso da presidente da Academia falando de liberdade de expressão. Mas parece que Michael Moore, Tim Robbins e Susan Sarandon já foram banidos da apresentação do Oscar, justamente por terem proferido discursos, huummm,... “politicos”. Nesse caso a liberdade de expressão danou-se.


Fora isso, o de sempre: umas piadinhas, algumas músicas, palmas, discursos emocionados, ...


22/02/2015.

Atualização: corrigi o nome do vazador de dados - Edward Snowden. Edward Norton é ator. e estava concorrendo como ator coadjuvante ontem. Confusão minha. Gracias, Guerreiro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

16 de outubro de 2024

Quinhentos