Ernest Bornigne (1917-2012)


Ernest Bornigne (1917-2012)


Faz pouco tempo eu comentei como algumas vezes nós somos surpreendidos pela notícia de alguém que faleceu e o que nos surpreende mesmo é que ela estivesse viva até às vésperas. Pensamos que ela tivesse morrido antes, ou simplesmente nos esquecemos dela.

Foi mais ou menos o que me ocorreu ontem. Ontem foi divulgada a notícia do falecimento do ator norte-americano Ernest Bornigne. Ele estava com 95 anos. E na verdade eu é que não estava prestando atenção à carreira deste que foi um dos grandes durões do cinema, pois os necrológios informam que ele mantinha a carreira ativa aos 95 anos, tendo atuado em um filme, "The Man Who Shook the Hand of Vicente Fernandez", neste ano! Além disso ele foi dublador do homem-sereia no desenho animado "Bob Esponja" de 1999 até o ano passado. Um homem bastante ativo.

Seus necrológios informam ainda que ele recebeu um Oscar de melhor ator em 1955, por um filme chamado "Marty". E colocam como memorável sua atuação como "Fatso" Judson no filme "A Um Passo da Eternidade", de 1953.

Minha mais perene lembrança de Ernest Bornigne foi numa das versões cinematográficas do livro "Nada de Novo no Front Ocidental", Erich Maria Remarque, em que ele faz um cabo alemão veterano nas trincheiras da frente ocidental alemã, na Primeira Guerra Mundial. Mas isso é pouco. Ele teve uma carreira prolífica. Entre cinema e televisão foram dezenas de atuações.

Qual durão ainda vive? Já se foram Lee Van Cleef, Lee Marvin, Jack Palance, e, agora, Ernest Bornigne. Talvez Clint Eastwood, mas hoje em dia ele mais dirige que atua.






09/07/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!