Leituras atrasadas - Elite da Tropa


Leituras atrasadas - Elite da Tropa



“Elite da Tropa” é um livro escrito pelo sociólogo Luiz Eduardo Soares, em conjunto com os ex-oficiais do BOPE - O Batalhão de Operações Especiais, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e quer dar uma ideia aos seus leitores da realidade da criminalidade, da polícia militar, e deste famoso batalhão da polícia do Rio de Janeiro.


Em todo caso ele se apresenta como “obra de ficção”, se cita os fatos com outros nomes, tudo aconteceu, mas nada do que é narrado é verdade. Com isso se evitam processos e constrangimentos.


O livro é dividido em três partes: o “Diário da Guerra” onde uma série de textos em forma de crônicas descreve o “modus operandi” do BOPE e sua relação com a população favelada, criminalidade e as autoridades da segurança do Rio de Janeiro. “A Cidade Beija a Lona” narra o dia em que a cidade do Rio de Janeiro viveu um toque de recolher imposto pela bandidagem. “Epílogo’ forma um reflexão sobre um oficial do BOPE indo ao comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro sobre o livro que acabava de ser escrito e estava às vésperas de ser publicado.


Confirmou o que eu havia dito do BOPE mostrado no filme “Tropa de Elite”, que o BOPE mostrado no filme não é uma força policial, mas um comando militar que trata as favelas como território estrangeiro (está na página 280 do livro).


E se há uma demonstração da psicologia de um policial do BOPE ela está na primeira parte. 
Desprezo a qualquer discurso de direitos humanos, violência e desprezo no trato com moradores de favelas, desprezo e humilhação de usuários de drogas, e inclusive a execução de um colega que se corrompeu, num estilo que poderia se aproximar das execuções que ouvimos falar feitas pelas máfias (texto “Justiça a Domicílio”).


Na segunda parte os autores tentam retratar o dia em que a cidade do Rio de Janeiro foi sitiada pelo bandidagem, e mapear os papéis desempenhados pelos traficantes de drogas, pelas autoridades do estado, inclusive o governador, mas principalmente o secretário de segurança, seus auxiliares de inteligência, e o chefe da polícia civil, além do papel do BOPE naquela crise.  Acredito que esta narrativa faça referência a um episódio real de 30 de setembro de 2002.


No epílogo temos as palavras de um dos autores, provavelmente o ex-capitão Rodrigo Pimentel, vai mostrar a sua obra ao comandante da PM, e a ex-colegas de farda.


O livro é bem redigido e fácil de ser lido. Claro isso se o leitor tiver estômago forte para ler as humilhações, as execuções e coisas que tais no livro. Mas essa forma de narrar os episódios em forma de pequenas crônicas faz com que a leitura seja relativamente fácil e rápida.


Depois de ler esse livro eu acabei convencido que o consumo e o comércio de drogas, qualquer droga, maconha, cocaína, heroína, crack, deveria ser liberado. Claro que como é feito com o álcool e a nicotina, esse consumo deve ser desincentivado. É a ilegalidade da produção e venda dessas drogas, chamada de ilícitas, que dá poder ao tráfico. E é necessário um batalhão de elite da polícia militar para contrastar tal poder do tráfico de drogas. É a tal lógica do oficial do BOPE que o policial no Rio de Janeiro precisa “ir à guerra”. Mas essa guerra não faz sentido. Por que um cidadão pode tranquilamente se embebedar com as diversas opções de bebidas alcoolicas disponíveis no mercado, enquanto outro se torna alvo de ira da polícia por estar fumando um cigarro de maconha? 


O desejo de fuga da realidade, ou de relaxar, é o mesmo. Por que um pode e outro não? Por que nesse caso específico, a polícia tem que estar envolvida em proteger o cidadão de si mesmo? Se bem que nos casos relatados, os consumidores são humilhados, afinal, os policiais os responsabilizam pela tal da guerra em que eles estão diariamente envolvidos veja os textos “Traição” e “Dois Andares”).


Legalize-se as drogas, e permita-se à polícia ficar às voltas com roubos e assassinatos.


De qualquer maneira, é um livro bem interessante. Eu estou curioso para ler o livro “Elite da Tropa 2”.




SOARES, Luiz Eduardo; BATISTA, André; PIMENTEL, Rodrigo. Elite da Tropa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.


03/06/2012.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!