Diário - leituras - Contos de Julio Cortázar


Diário - leituras - Contos de Julio Cortázar


Acabei entrando em contato com estas obras de Cortázar por conta de um blog sobre Política Internacional que acompanho, o blog "Todos os Fogos o Fogo", de Rodrigo Santoro. Como é possível constatar o blog tem o mesmo nome de um dos livros. Na verdade é o título de um dos oito contos, que acabou por dar nome também ao livro.

O posso dizer dos contos de Cortázar? Para começar são bem mais longos que os contos que eu estava me acostumando a ler.

São contos com mais ou menos 15 ou 20 páginas. Com isso, as histórias tendem a ganhar em complexidade, e obviamente temos que nos deter mais em cada um deles. Mas cada um desses contos vale a pena.

O livro "Todos os Fogos o Fogo" começa com o conto "A autoestrada do sul" é de fato "uma viagem" sobre um congestionamento no retorno a Paris, no final do final de semana, e tudo que pode acontecer numa situação dessas.

"A saúde dos doentes" narra a dificuldade de se dar uma notícia ruim a alguém que já tem a saúde frágil, e, portanto, dificuldades para receber notícias ruins.

"A Reunião" é uma ficção sobre o desembarque de Fidel e seus guerrilheiros em Cuba a bordo do barco Granma e seu rumo para Sierra Maestra.

"A Senhorita Cora" é um conto sobre um rapaz que fica internado em um hospital para uma cirurgia de apêntice e fica aos cuidados de uma jovem enfermeira, a senhorita Cora do título. Tem a ver com adolescência, superproteção, despertar e contradição de sentimentos.

"A ilha do meio-dia" é uma história sobre um comissário de bordo de um avião que sobrevoa o Mediterrâneo, e sempre sobrevoa uma determinada ilha grega, no horário do meio-dia. Um dia esse comissário resolve visitar a tal ilha durante suas férias.

"Instruções a John Howell" é sobre um homem que vai assistir uma peça teatral em Londres, e repentinamente é convidado a participar do elenco da peça.

Em "Todos os Fogos o Fogo" Cortázar mistura duas narrativas sobre conflitos, e ambas envolvem fogo. Apesar de tempos distintos, de alguma maneira elas irão convergir.

Por fim, "O Outro Céu" narra a história de um corretor que encontra-se recorrentemente com uma meretriz nas suas horas vagas por Paris.

Estas são as histórias que compõem "Todos os Fogos o Fogo". Passemos a "As Armas Secretas".

"Cartas de mamãe" é o conto que abre o livro "As Armas Secretas". Trata-se de como uma carta vinda da mãe do narrador, e que mora na Argentina, acaba por trazer a tona uma série de questionamentos para este narrador, um publicitário vivendo em Paris.

"Os bons serviços" narra a história de uma mulher que é contratada para alguns serviços domésticos de uma família burguesa francesa, presumivelmente no início do século XX.

"As babas do diabo" conta a história de um fotógrafo que sai por Paris, a fotografar, e acaba registrando uma certa discussão de um casal. Li recentemente que tal conto teria se inspirado em parte na vida do recentemente falecido fotógrafo chileno radicado em Paris, Sergio Larraín, e que, talvez, tivesse inspirado até o filme "Blow Up", de Antonioni.

"O perseguidor" é sobre Johnny, um jazzista americano radicado em Paris. O homem é um virtuose da música e um louco. Durante a leitura eu fiquei me perguntando se haveria alguma leve inspiração em Charlie Parker, por parte de Cortázar. Com suas mais de 50 páginas, este conto esta no limiar de uma novela.

"As armas secretas", conto que fornece título ao livro é sobre se tornar jovem na França logo após a Segunda Guerra.

Para quem gosta de literatura e de contos, eu diria que este livros de Cortázar são imperdíveis.






CORTÁZAR, Julio. As Armas Secretas. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.

Obra original de 1959.



CORTÁZAR, Julio. Todos os Fogos o Fogo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.

Obra original de 1966.

Seleção Saraiva vira-vira


12/03/2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos