Se passam os dias e vai terminando o verão de 2025


Eu gosto dos dias de verão. São dias solares, dias mais longos, dias com mais horas de sol. 

Já disse isso, e agora estou repetindo. Mesmo que tenhamos ondas de calor, como essa que nos afligiu entre o final de fevereiro e o início de março. 

Os dias abrasadores. Os dias de Forno Alegre. Temperaturas de 36º e sensação térmica de 40º. Dias em que, se é necessário realizar alguma atividade na rua, que a atividade seja realizada antes das nove horas, ou depois das dezesseis. Provavelmente melhor, depois das dezessete. 

Mas verão também é para enfrentarmos ondas de calor. Talvez não em março. Talvez não tão intensas. Talvez o calor excessivo se deva à crise climática. 

No sul da província de Buenos Aires, na vizinha Argentina, uma frente fria que encerrou a onda de calor por lá, gerou uma tempestade em que choveu em um dia a metade da média para um ano todo. A cidade de Bahía Blanca alagou a ponto de um hospital precisar ser evacuado. 

Felizmente, quando por aqui chegou, a frente fria trouxe chuvas, mas não tão severas. De fato foi um grande alívio após tantos dias de calor extremo. 

Além dos dias com mais horas de luz, nesse momento ainda temos a Lua. A Lua é para quem olha para o céu. Se olhar para norte-nordeste poderá vê-la em dias de céu claro. Estamos no fim da fase crescente. Logo a Lua estará cheia. E nós poderemos permanecer encantados por ela. Encantados nos sentidos possíveis. 

Faltam poucos dias para o início do outono, quando se intensificará o mergulho para dias mais curtos. 

Por enquanto, aproveitemos a luz solar. 

Aproveitemos enquanto ainda há extremosas pelas ruas da cidade. 


.



.

09, 11/03/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

16 de outubro de 2024

Quinhentos